História, perguntado por espinolaalves, 1 ano atrás

Compreendemos a grande importância que a indústria açucareira representou para a economia dos trópicos portugueses durante, sobretudo, os séculos XVI e XVII e, em menor medida, no século XVIII. Contudo, a partir da leitura dos excertos documentais, observamos que outras atividades econômicas como o tabaco e a criação de gado foram significantes para dinamizar a economia da colônia e alimentar os principais ciclos, como o da cana e do ouro, no que tange, principalmente, ao abastecimento de escravos africanos para estes pilares da economia colonial. De acordo com os documentos disponíveis para a leitura, analise as afirmações a seguir:

I - No documento Como se há de haver o senhor do engenho com seus escravos, observamos uma gama de recomendações no que concerne: a vestimenta, alimentação, a jornada de trabalho e aos castigos. Além destas recomendações, também notamos o descaso que os Senhores de Engenho possuem com sua escravaria, mediante os assuntos da fé católica.
II - Ao lermos o documento Das penas dos que levam tabaco não despachado nas alfândegas, e das indústrias de que se usa para se levar de contrabando, compreendemos que o tabaco foi uma atividade econômica lucrativa no mundo colonial, pois despertava a cobiça tanto dos colonos que habitavam os trópicos como dos transgressores de outros reinos. Enfatizando que o contrabando não ficou limitado aos negócios do ouro.
III - Na leitura do documento Da condução das boiadas do sertão do Brasil; preço ordinário do gado que se mata e do que vai para as fábricas, podemos perceber que os homens incumbidos de conduzir o gado não se limitavam aos escravos de origem africana. Neste extrato documental, observamos também que o indígena das Jacobinas recebe um valor inferior comparado ao homem que guiava a boiada.
IV - O presente documento Dos danos que tem causado ao Brasil a cobiça depois do descobrimento do ouro nas minas destaca que a mineração desfalcou a escravaria negra que antes abastecia outros setores da economia colonial, ou seja, faltavam cativos africanos para trabalhar na indústria açucareira e nas lavouras de tabaco.

É correto o que se afirma em:

Soluções para a tarefa

Respondido por Neilopes
0
respondi todas corretas

elianeteofilo1: mas qual página voce chegou nesta conclusão
Perguntas interessantes