compreençao de música entre a linguagem da dança e linguagem musical
Soluções para a tarefa
Explicação: A linguagem está presente em todos os momentos da vida [...]. O trabalho com ritmos tem uma importante relação com atividades de movimento. As músicas são ainda uma ferramenta para a aquisição da linguagem verbal. (Revista Nova Escola- abril, 2010, p. 50).
Compreende-se assim, que a música é uma ferramenta proporcional, quando explorados os rítmos e os movimentos nos pequenos, para despertar o desenvolvimento e/ou aprimoramento da linguagem verbal, daqueles que ainda não aprenderam a falar “tudo”.
Tendo em vista que a linguagem é uma forma das pessoas se comunicarem, seja ela, verbal ou corporal. É de suma importância que o desenvolvimento desta seja despertada desde cedo nos pequenos, para que no futuro ou até mesmo no presente, saibam usufruí-la de forma proveitosa, para o entendimento das necessidades de comunicação social.
Já o desenvolvimento corporal através da dança e do movimento, também precisa do requisito da música como “agente principal”. Pois, a mesma, é proveniente de sons e rítmos envolventes. E isso é o que estimula as pessoas a se movimentarem e sair do lugar principalmente as crianças.
Através da música e da dança, é que se pode conhecer as manifestações artísticas que expressam a cultura de cada lugar. É o que retrata MARTINS: “Dançar, batucar e cantar são formas de manifestação que fascinam o homem [...], combinações de gestos, ritmos e sons [...]. Em poucas palavras, tanto a música como a dança transmitem cultura.” (Revista Nova Escola- maio, 2009, p.74).
Diante de tantas argumentações, analisa-se o quanto a música é rica. Em termos de proporcionar diversos tipos de conhecimentos, e no sentido cultural (modo de expressar a diversidade), de ver o mundo em outros ângulos. Ainda, vista de outra forma, a dança, segundo FREIRE, é:
[...] com relação a dança [...]. Essas atividades mobilizam, acima de qualquer outro componente, as coordenações espaciais e temporais. Do ponto de vista social, são inegavelmente integradoras e, além disso, constituem recursos excelentes para lidar com questões emocionais. (2009, p. 79).
Isso mostra quantas habilidades diferentes pode desenvolver a dança, tais como: as coordenações espaciais, temporais e motoras. No que se relaciona a sociedade, é uma forte aliada para a integração no meio, e por fim, no campo pessoal, é capaz de desenvolver situações que o indivíduo precisa saber para ministrar as suas próprias questões emocionais.