Ed. Técnica, perguntado por adrianacardoso8329, 3 meses atrás

Compras vindas de outros países precisam ser muito bem planejadas para que não gerem problemas nos trâmites legais da operação e a entrega ocorra de forma correta.

Acompanhe a seguinte situação.

Descrição da imagem não disponível

Seu desafio é montar um planejamento inicial sobre o transporte, contendo as diretrizes básicas que nortearão as decisões. Como esta é a sua primeira participação, o coordenador da operação lhe orientou a procurar inicialmente as respostas sobre 2 aspectos importantes:


a) Pense em que tipo de modalidade de transporte você utilizará para garantir a eficiência e a eficácia da operação.

b) Como você formalizaria esta negociação de transporte internacional?

Soluções para a tarefa

Respondido por usuarioinvalido171
1

Resposta:

A) Modalidade Marítima, além de ser seguro e ser usado em 90% dos transportes internacionais. Por não estar com pressa e estar fazendo a compra com 01 ano de antecedência esse é o modal que eu utilizaria.

b) Como você formalizaria esta negociação de transporte internacional?

Na ordem, iria necessitar de todos esses documentos para a formalização.

Certificado de origem (CO);

O Certificado de Origem é o documento necessário para que as mercadorias se beneficiem do tratamento tarifário preferencial. Para tanto, deve ser emitido em conformidade com as re-gras prescritas por cada Acordo.

Packing List ou Romaneio de Carga;

O romaneio de carga é o documento de embarque que discrimina todas as mercadorias em-barcadas ou todos os componentes de uma carga em quantas partes estiver fracionada

Fatura Proforma ou Proforma Invoice;

A Proforma Invoice, também chamada de Fatura Proforma, é um documento informativo que registra e formaliza a intenção de compra e venda. Ou seja, ela é como um orçamento, uma proposta de negociação. A fatura pode ser aprovada ou reprovada por parte do importador, uma vez que não é um documento oficial.

Fatura Comercial ou Commercial Invoice;

Fatura Comercial é o documento de natureza contratual que espelha a operação de compra e venda entre o importador e o exportador. Usualmente, é mais comum encontrar sua definição em inglês: Commercial Invoice ou, simplesmente, Invoice.

Conhecimento de embarque;

O Conhecimento de Embarque é um dos documentos mais importantes do Comércio Exterior, pois transmite a posse da mercadoria, entre outras funcionalidades. Ele é emitido pela compa-nhia responsável pelo transporte da mercadoria.

Licenciamento de Importação (LI);

A Licença de Importação (LI) é um documento por meio do qual o Governo autoriza a impor-tação realizada por uma empresa ou pessoa física, mediante verificação do cumprimento de normas legais e administrativas. Ela é necessária quando a importação que se pretende reali-zar está sujeita à anuência de um ou mais órgão anuentes (como DECEX, ANVISA, MAPA, INMETRO, etc).

Declaração de Importação (DI).

A declaração de importação, também conhecida como DI, consiste em um documento que registra os dados do processo de importação de mercadorias. É nela que são informados deta-lhes como dados do fabricante, importador, classificação fiscal da mercadoria e valores de impostos.

Em seguida, solicitar o despacho da mercadoria até o país de destino.

Explicação:

Respondido por wesleialves7
1

Resposta:

Explicação:

Padrão de resposta esperado

a) Em se tratando da China, as opções de transporte ficariam entre navio ou avião. Como devemos levar em conta a eficiência e a eficácia, o tempo de transporte de ambos os meios e o custo são considerações básicas importantes. No transporte marítimo, o tempo gasto seria em média de 45 dias, contra 7 dias, no caso do aéreo. Porém, o custo do avião é mais alto do que o do navio. Como as compras são feitas com 1 ano de antecedência, a melhor opção seria o navio - lembrando que esse tempo apresentado é apenas o gasto com o transporte em si; o período anterior e posterior ao embarque varia, por exemplo, em razão da distância dos fornecedores até os terminais (portos ou aeroportos).

b)Mediante um contrato de transporte marítimo, que é efetuado entre o embarcador (pessoa física ou jurídica que aluga/contrata o espaço para a sua carga em um navio, podendo ser o importador ou do exportador) e o transportador (pessoa jurídica, proprietária do navio, que disponibiliza espaço na sua embarcação, cobrando por isso). Esse contrato é conhecido como Bill of Landing (BL), Carta de Fretamento ou Conhecimento de Embarque Marítimo. Todas as expressões remetem à mesma natureza contratual.​​​​​​

Perguntas interessantes