Geografia, perguntado por Carol12353, 1 ano atrás

Comprando o mapa população urbana , 2010 com os mapas da pagina 58 divida as capitais listadas na questão anterior em dois grupos conforme o quadro a seguir

Soluções para a tarefa

Respondido por mariaritavianepdewy2
4

 

Neste artigo ‘Mapa do Brasil: regiões, estados e capitais’, você descobrirá a origem do mapa do Brasil, o ano da sua criação, as regiões do nosso país com seus respectivos estados, capitais e cidades.

Por isso, compreender o mapa político do Brasil é o primeiro passo para ser dar bem na escola, no trabalho e nas questões úteis do dia a dia. É por meio dele que o usuário vai conferir as divisões e fronteiras de cada área.

PUBLICIDADE

Um mapa mais completo traz ainda informações sobre hidrografia, rodovias, ferrovias, topografia e outros aspectos relevantes de cada território. Confira mais detalhes agora.

A origem do mapa do Brasil

A origem do mapa do Brasil remonta o final da Idade Média e início da Idade Moderna. Ele surgiu depois das expedições de navegadores em nosso território, sobretudo, pela iniciativa de Gonçalo Coelho e Américo Vespúcio, esse último recebeu a atribuição de “navegador” das Américas, ou novo mundo, como era chamado essa parte do planeta.

Primeiros mapas do mundo

A origem do mapa é antiga. Ele vem bem antes da escrita. Os primeiros exemplos de mapas “remontam o período Paleolítico Superior, de 30 mil anos antes de Cristo”, afirma Jerry Brotton, autor do livro ‘Uma história do mundo em doze mapas’, da editora Zahar.

É sabido também que as antigas civilizações já usavam a cartografia para descrever áreas para a caça e para a pesca. Mas foi na Idade Média que os mapas ganharam uma maior importância, devido às descrições feitas por navegadores. Foram eles os grandes responsáveis pelo desenvolvimento da cartografia no mundo. Seus relatos ajudaram a fazer os primeiros mapas a nível mundial.

Veja também: Tratado de Tordesilhas – História, mapa e Brasil

Em que ano foi criado o mapa do Brasil?

O primeiro mapa do Brasil oficialmente reconhecido surgiu em 1502. Ele foi feito com as informações coletadas pelos navegadores que saíram a desbravar o nosso país. Depois dessa época, foram feitos vários mapas do Brasil, mas não eram acessíveis à população. Esse material era conhecido como ‘Planisfério Português’.

A maior parte da produção cartográfica dessa época ficava resguardada pela corte portuguesa. Eram os imperadores e a corte real que obtinham informações privilegiadas do nosso território e, ao longo da história brasileira, os primeiros mapas eram feitos para atender os interesses reais.

Somente em 1940, o mapa do Brasil passou por uma modernização. Mais tarde, na década de 70, outras mudanças no nosso território mudaram mais uma vez o mapa do Brasil. Foi quando o Mato Grosso foi dividido e deu origem ao Mato Grosso do Sul. Em 1982, foi a vez de Rondônia virar estado e mais uma vez o nosso mapa foi alterado.

Cinco anos depois, mais modificações foram feitas na nossa cartografia. Roraima e Amapá também viraram estados, Goiás passou a ser considerado um estado do Centro-oeste e uma parte do seu território fundou o Tocantins que foi integrado ao Norte do país.

Com o passar dos anos, nasceu o Acre e o Pará. As áreas do Amazonas e Santa Catarina também foram alteradas e, finalmente, chegamos ao mapa do Brasil conforme conhecemos hoje em dia.

Imagens da evolução do mapa do Brasil

Veja as evoluções pelas quais passou o mapa do Brasil, desde 1534 até a última retificação em 1988, ano na promulgação da Constituição.


Perguntas interessantes