Composta por gases como oxigênio (O2), gás carbônico (CO2), monóxido de carbono (CO) e nitrogênio (N2), a atmosfera terrestre desempenha importantes funções, como proteger a Terra dos raios ultravioletas, nocivos aos seres vivos, e manter a temperatura média da Terra, evitando grandes amplitudes térmicas entre o dia e a noite. Graças à atmosfera, é possível que haja vida no planeta.
A estabilidade dos átomos presentes na atmosfera terrestre deve-se às ligações interatômicas. Analisando as moléculas, percebe-se que
Escolha uma:
A.
o carbono compartilha 4 elétrons com os átomos de oxigênio para adquirir estabilidade eletrônica de um gás nobre.
B.
o oxigênio da molécula de monóxido de carbono compartilha dois pares de elétrons com o oxigênio para adquirir estabilidade eletrônica.
C.
a molécula de O2 é a única em que os átomos de oxigênio assumem configuração eletrônica semelhante a do elemento argônio.
D.
nas substâncias presentes na troposfera, o carbono estabiliza-se recebendo 4 elétrons para completar a camada de valência.
E.
o oxigênio recebe 2 elétrons para assumindo uma configuração eletrônica semelhante a do argônio.
Soluções para a tarefa
COLOQUE COMO MELHOR RESPOSTA!!
Gases que compõem a atmosfera
Os gases que compõem a atmosfera terrestre não se dissipam com facilidade em decorrência da ação atuante da gravidade. São eles:
1. Nitrogênio: representa cerca de 78% do volume da atmosfera. O nitrogênio absorve poucas quantidades de calor proveniente do Sol. Apesar de ser o gás com maior volume na atmosfera, não apresenta papel muito importante.
2. Oxigênio: representa cerca de 21% do volume da atmosfera. O oxigênio é o gás que possibilita a vida no planeta e que forma o gás ozônio na atmosfera.
3. Argônio: representa cerca de 0,93% do volume da atmosfera. O argônio é considerado um gás inerte, pois não reage com outros gases que estão presentes na atmosfera. Assim, pode ser encontrado em sua forma pura.
4. Gás carbônico: representa cerca de 0,039% do volume da atmosfera. O gás carbônico é encontrado na atmosfera em decorrência do processo de respiração dos seres vivos. Também pode ser proveniente de processos de combustão.
5. Outros gases: há, na atmosfera, gases como neônio, metano, hidrogênio, ozônio e hélio.