Componentes de circuitos eletronicos os diodos ,
Soluções para a tarefa
Resposta:
Diodo – O que é, tipos e aplicações
Explicação:
O diodo é um semicondutor com dois terminais que conduz corrente elétrica em somente um sentido. Para isso ser possível, ele é constituído por uma junção PN, uma estrutura básica dos semicondutores que possui essa propriedade. Ele funciona como uma via de mão única para a eletricidade.
Nesse artigo você entenderá o funcionamento e comportamento do diodo em circuitos, como funciona a junção PN, quais as aplicações do componente e os tipos de diodos mais comuns encontrados no mercado.
O que é e como funciona um diodo
O diodo semicondutor é um componente eletrônico que permite a passagem de corrente somente quando está diretamente polarizado. Assim, o seu sentido de condução é marcado por uma listra cinza em seu corpo, de forma que a corrente deve fluir do lado preto para a lista cinza. Portanto, o terminal negativo da fonte deve estar ligado a listra cinza do diodo para que ele esteja diretamente polarizado.
diodo
Em contrapartida, quando o diodo está inversamente polarizado, ele se comporta como uma oposição a passagem de corrente. Assim, ele pode ser utilizado para evitar correntes reversas em circuitos eletrônicos. Contudo, com o tempo, descobriu-se outras propriedades e começaram a fabricar diodos específicos para serem inversamente polarizados, os diodos Zener. Estes, funcionam como reguladores de tensão, controlando a tensão em um circuito quando inversamente polarizados.
A junção PN
O diodo é fabricado com silício ou germânio com uma junção de duas partes dopadas de formas diferentes. Dessa forma, cada uma dessas duas regiões terá características um pouco diferentes.
A primeira delas é a região P, uma região com lacunas, que poderiam ser preenchidas com elétrons. Em contrapartida, do outro lado, existe a região N, uma região com muitos elétrons, mas que não conseguem atravessar para a região P.
Assim, no meio dessas duas regiões, existe uma zona chamada “Região de Depleção”, que é uma espécie de zona neutra entre as duas regiões.
junção pn
Quando essa junção PN é diretamente polarizada, isto é, o terminal positivo de uma fonte de tensão é ligado a junção P e o negativo é ligado a junção N, os elétrons conseguem atravessar a região de depleção. Portanto, quando a junção PN é diretamente polarizada, passa a existir um fluxo de corrente por ela.
Entretanto, quando inversamente polarizada, os elétrons não conseguem atravessar a região de depleção, fazendo com que a junção PN impeça a passagem de corrente elétrica.
Simbologia
Separamos quatro diodos para mostrar as suas simbologias, por serem os mais comuns em circuitos eletrônicos.
diodo simbolo
O primeiro, é o diodo comum, que conduz somente quando diretamente polarizado e se opõe a passagem de corrente quando inversamente polarizado. O segundo é o LED, que emite luz quando diretamente polarizado. O terceiro, é o fotodiodo, que gera uma tensão em seus terminais quando recebe luz e o último, é o diodo Zener, que funciona como um regulador de tensão quando inversamente polarizado.