Biologia, perguntado por lauravic1510, 8 meses atrás

Complete:


Oque aconteceu com o nosso uso de água no século passado??? Nossa água tem______rapidamente no século passado

Soluções para a tarefa

Respondido por vicmp2009
1

Austrália, Cingapura e Estados Unidos são exemplos de países que

usam a água com eficiência e de forma eficaz para as próximas gerações.

__________________________________________________________

A água que bebemos hoje é a mesma de milhões de anos atrás. Ela foi se reciclando, voltou para a natureza para ser reusada.

__________________________________________________________

Abrir a torneira e sair água limpa é tão natural que não nos damos conta do caminho que a água percorre para entrar na nossa casa e depois sair, em geral, na forma de esgoto.

É preciso uma crise de abastecimento para se ter ideia da complexidade da estrutura envolvida: represas, adutoras, bombas, canais e redes de distribuição. O professor David Sedlak, da Universidade de Berkeley, na Califórnia, em seu livro clássico sobre o recurso mais valioso do mundo, diz que para chegar onde está hoje, o sistema de distribuição de água passou por uma série de revoluções nos últimos 2,5 mil anos.

Os romanos fizeram a primeira revolução: construir aquedutos e importar água de longe para abastecer suas cidades. A segunda, no século 19, foi tratar a água porque ela havia se tornado uma fonte de doenças, contaminada pelo esgoto da própria cidade, e a terceira revolução, em meados do século passado, tratou esse esgoto antes dele ser jogado no meio ambiente.

No Brasil, essa revolução ainda não se completou porque aqui a maior parte do esgoto, 61%, vai direto para os rios, lagos e mar. A quarta revolução é a atual e vem da escassez crescente: usar água com eficiência.

O reúso é um exemplo: a água entra na cidade, vira esgoto, que é tratado para se transformar em água potável pronta para ser reusada. A ideia é reciclar, manter dentro da cidade o máximo de água que chega até ela.

Nesta quarta fase, Sedlak diz que é preciso investir em novas tecnologias, mesmo em países em desenvolvimento, como o Brasil. “Os danos econômicos associados à falta d'água são muito maiores do que os investimentos para se ter um suprimento seguro de água”, ele explica.

É o que fez o Condado de Orange, no litoral da Califórnia. Quando a água salgada do mar começou a invadir o aquífero, a água subterrânea, que abastece a cidade, a solução tecnológica foi bombear água doce para dentro dele, aumentar a pressão e criar uma espécie de barreira protetora contra a água salgada.

E como Orange não tem fonte natural de água, construiu o maior sistema de purificação de água do mundo. “Nós podemos produzir essa água mais barata que a água importada. Nós podemos produzir pela metade do custo da água dessalinizada”, diz Sedlak.

Perguntas interessantes