Complete o texto ouvindo o podcast:
Racionalismo de Descartes
O método de Descartes tinha como base a ___duvida___, já que na idade moderna, as ideias estabelecidas pela _____________ e pela _____________ de _____________ estavam sendo questionadas. Passou-se a fazer distinção entre verdade e _____________. Esta última necessitava ser verificada e a primeira não podia ser verificada, como por exemplo, a existência do _____________, e da _____________...
O método de Descartes, também chamado _____________, ao colocar todo o conhecimento antigo sob suspeita, sob dúvida, partia de duas hipóteses: a do _____________ e a do _____________ _____________. Ora, confundimos realidade com sonho e o contrário também ocorre (quem nunca teve um pesadelo intenso a ponto de achar que era realidade?). Se confundimos realidade com sonho, podemos pensar também que a nossa vida pode ser uma grande ilusão, alguém já viu o filme _____________? Então, nesse caso, Deus seria um _____________ _____________ nos fazendo crer em algo que não é real, Ele estaria brincando conosco.
Mas como todo ser humano nasce com as chamadas ideias _____________, como por exemplo, as ideias de _____________, _____________ e _____________, então se pode provar a existência de _____________ como não sendo um gênio enganador.
E como isso se daria? O ser humano mesmo sendo incapaz de provar a existência da alma, do mundo, do próprio corpo e de Deus, mesmo duvidando de tudo isso, para _____________, ele necessita estar _____________. Eis a primeira certeza a que Descartes chega: ´´ _____________, _____________ _____________´´. Ou seja, existo pelo menos como uma coisa que _____________.
Mas como podemos provar a existência das demais coisas? Mesmo sendo um ser _____________, posso pensar coisas mais perfeitas do que eu, e coisas das quais não posso ter a experiência (como as ideias de alma, mundo e Deus). Se penso em tais ideias é porque um ser _____________ as colocou em minha mente. Esse ser só pode ter sido _____________. E sendo Ele perfeito, não me enganaria quanto á existência de todas as ideias _____________: mundo, alma, perfeição e Deus.
Sendo assim, nós, o mundo, a alma e Deus existimos. Chegou-se a essas certezas por meio do pensamento e não da experiência, daí Descartes ser um filósofo racionalista: para ele obtemos o conhecimento e a certeza sobre tudo, por meio do pensamento e não da experiência.
Soluções para a tarefa
Respondido por
0
Resposta:
que isso ...............
Perguntas interessantes
Ed. Física,
6 meses atrás
Matemática,
6 meses atrás
Sociologia,
6 meses atrás
Matemática,
7 meses atrás
História,
7 meses atrás
História,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás
Lógica,
1 ano atrás