Complete o quadro com as informações que faltam sobre os diferentes tipos de transporte que ocorrem na célula.
Soluções para a tarefa
Trata-se de um exercício sobre os processos de troca entre a célula e o meio externo. Para uma resposta mais elucidada, é primordial entendermos alguns conceitos; portanto, torna-se imprescindível a leitura de toda a reposta. Paralelamente a isso, a imagem com a resposta final (tabela completada), será anexada.
- O que é uma solução isotônica?
A solução isotônica, também chamada de isosmótica, são aquelas soluções que possuem a mesma concentração, ou seja, estão em equilíbrio.
- O que é uma solução hipertônica?
É a solução que apresenta maior concentração. Além disso, ela pode ser chamada de hiperosmótica.
- O que é uma solução hipotônica?
É a solução que apresenta menor concentração, podendo ser chamada de hiposmótica.
- O que significa dizer “a favor do gradiente de concentração”?
Em outras palavras, significa buscar o equilíbrio (solução isotônica); portanto, ocorre da solução de maior concentração (hipertônica) para a solução de menor concentração (hipotônica).
- O que significa dizer “contra o gradiente de concentração”?
É o transporte que causa desequilíbrio quanto à concentração, ou seja, ocorre da solução de menor concentração (hipotônica) para a solução de maior concentração (hipertônica).
- O que é um transporte passivo?
São mecanismos de transportes de substâncias, que ocorrem através da membrana plasmática e de modo a não gastar energia. Paralelo a isso, estão sempre a favor do gradiente de concentração.
- O que é um transporte ativo?
São mecanismos de transportes de substâncias, que ocorrem através da membrana plasmática e de modo a gastar energia. Paralelo a isso, estão sempre contra o gradiente de concentração.
- O que é um transporte mediado por vesícula?
São mecanismos de transportes de substâncias, que ocorrem através de vesículas, serve tanto para entrar substâncias na célula quanto para eliminar. O processo de entrada chama-se endocitose e o de saída, exocitose.
Completando a tabela, dividindo-a em tópicos.
- Exemplos de transportes passivos:
⇒ A Difusão simples ocorre a favor do gradiente de concentração, podendo ser direto pela membrana ou através de porinas (canais proteicos que se assemelham a poros).
⇒ A Difusão facilitada ocorre a favor do gradiente de concentração e conta com o auxílio de proteínas carreadoras, também chamada de permeases.
⇒ A Osmose ocorre a favor do gradiente de concentração e a partir da fusão entre soluto e solvente (água).
- Exemplo de transporte ativo:
⇒ A Bomba de sódio e potássio ocorre contra o gradiente de concentração, são sempre realizados por permeases (proteínas carreadoras) presentes na membrana plasmática.
- Exemplos de transportes mediados por vesículas:
⇒ A Endocitose pode ocorrer por dois processos: fagocitose (engloba partículas maiores e sólidas) e pinocitose (engloba partículas líquidas).
⇒ A Exocitose é um processo frequente nas células com função secretora, por exemplo, o pâncreas que libera hormônios na corrente sanguínea.
Continue estudando em:
https://brainly.com.br/tarefa/25659422