Competências individuais ou organizacionais devem ser inerentes às pessoas ou podem ser desenvolvidas?
Soluções para a tarefa
Competências podem ser desenvolvidas. Atualmente somente o conhecimento adquirido no curso de formação universitária, não garante a colocação de um profissional. Até o fato de ter trabalhado por muitos anos em uma mesma empresa, que era considerado um fator importante, não é mais levado em consideração no momento da inserção profissional. Após a contratação se houver um processo adequado onde as organizações criam e desenvolvem conhecimentos e experiências, o colaborador estará apto ao novo cenário de competências.
- Um plano adequado para a gestão da carreira de funcionários, pode gerar maior qualidade ao processo organizacional, desenvolvendo uma liderança mais ativa e participativa, além de reter os talentos da empresa, melhorando inclusive, os processos de desligamentos?
Sim, sem duvida. Há uma necessidade de pensar quais as competências necessárias, que possibilitam ao individuo ingressar e estabelecer-se no mercado de trabalho. Isso acontece através do desenvolvimento das suas qualificações, objetivando atender as necessidades básicas da organização . Como resultado deste processo de capacitação, avaliações, acompanhamento e por fim o atingimento de resultados, os funcionários sentem-se valorizados, motivados e a taxa de turnover diminui.