Competencias / habilidades a serem alcançados ao longo do proceso:
Analisar o contexto do regionalização economica ao longo da Guerra fria, em relação ás periferios do sistema capitalista e o terceiro mundismo.
Compreender a Geografia regional, analisando os aspectos gerais que configuram os diferentes blocos e regioes do brasil e paises do glebo
Conteudo Pregramativo envolvido
regionalização do espaço mundial descretivo da atividade
1) Faça a leitura da pagina 66 a 72 do livro didatico Arariba mais geografica e acesse o material de
2) Explique a regionalização em primeiro segundo e terceiro mundo
3) Explique a regionalização em paises do norte e do sul.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Explicação:
A regionalização socioeconômica do mundo busca classificar os países com base no desenvolvimento econômico e na qualidade de vida social.
Regionalizar significa, segmentar ou classificar uma dada área do espaço geográfico ou do meio natural conforme um critério previamente estabelecido.
2)Um desses critérios utilizados é o sociopolítico e financeiro, que é empregado na regionalização socioeconômica do mundo. Essa classificação baseia-se nos padrões atuais de qualidade de vida e consistência econômica entre os países. Em geral, esse tipo de regionalização costuma obedecer às fronteiras nacionais, ou seja, não qualifica as diferenças socioespaciais no âmbito econômico das áreas pertencentes a uma mesma unidade territorial.
Durante a Guerra Fria, podíamos ter como exemplos:
° Países de Primeiro Mundo – países capitalistas desenvolvidos, basicamente formados por Estados Unidos, Europa e Austrália, além de alguns outros territórios.
° Países de Segundo Mundo – países auto-declarados socialistas e que se estabeleceram com base em uma economia planificada, ou seja, sob o total controle do Estado.
° Países de Terceiro Mundo – países subdesenvolvidos ou periféricos, ou os “países não alinhados”, embora praticamente todos se inserissem no sistema capitalista e economia de mercado.
3)A regionalização norte-sul foi elaborada para designar a atual conjuntura socioeconômica internacional, em substituição à antiga divisão do mundo em países de 1º, 2º e 3º mundo.
Nessa antiga divisão, o 1º mundo era composto pelas nações capitalistas desenvolvidas, caracterizadas pelo elevado PIB e pelas melhores condições de vida das populações; o 2º mundo era composto pelas nações socialistas, alinhadas à União Soviética e que se caracterizavam pelo alto grau de estatização de sua economia; já o 3º mundo era formado pelas nações subdesenvolvidas, em especial aqueles países que se declaravam como “não alinhados”, ou seja, que não tomavam partido em favor de nenhum dos dois grandes polos mundiais: EUA e URSS.