Português, perguntado por graciellymaria96, 3 meses atrás

Competência 2

A competência 2 da Redação do Enem avalia a compreensão da proposta de redação e o atendimento ao tema e ao tipo de texto, o dissertativo-argumentativo. De maneira geral, ela avalia se o participante leu e compreendeu os comandos, as orientações para a produção de texto e também se o participante redigiu seu texto observando as características estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
→ Compreender a proposta de Redação:
Veja algumas dicas:
• Para redigir o seu texto, você deve não apenas ler, mas também obedecer àquilo que propõe o enunciado inicial da prova de redação, ou seja, a proposta de redação. Você deve ficar bastante atento ao recorte temático, ou seja, verificar o tema que está sendo proposto e qual eixo de discussão você deve abordar. Por exemplo, no Enem de 2013, o tema sugerido foi: “Os efeitos da implantação da Lei Seca no Brasil”. O recorte temático, nesse caso, sugere que os participantes discutam não apenas o que é a Lei Seca, mas também quais são os efeitos de sua aplicação na sociedade brasileira: Positivos? Negativos? Indiferentes?
• O tema é único para todos os participantes e essa delimitação é necessária para que a banca avaliadora possa avaliar todos os textos dos participantes utilizando os mesmos critérios e também para que sejam evitadas fraudes no caso de algum participante decorar um texto sobre um tema aleatório e transcrevê-lo no dia da prova de redação.
• Após a leitura do comando introdutório, você deve ler, atentamente, os textos motivadores (geralmente três, bastante sucintos). Uma boa dica é ler os textos motivadores e sublinhar as informações que considera mais relevantes para que possa inseri-las no seu texto como forma de reforçar sua argumentação e persuadir o leitor a acatar seu ponto de vista.
• Apresente o tema a partir de um repertório sociocultural produtivo e por meio de uma contextualização histórica, ou seja, explicando como o tema era visto ou atuava na sociedade antigamente, ou pode também apresentá-lo sintonizando-o à realidade do mundo contemporâneo.
→ Aplicar conceitos das várias áreas do conhecimento
Veja algumas dicas:
• Você deve demonstrar em seu texto que seus conhecimentos são múltiplos e variados e deve estabelecer relações de interdisciplinaridade, ou seja, aplicar conceitos das mais variadas áreas do saber: sociologia, filosofia, história, geografia, biologia etc.
→ Desenvolver o tema dentro dos limites do texto dissertativo-argumentativo
• O texto dissertativo-argumentativo não é uma dissertação, ou seja, apenas uma exposição sobre o tema. Nesse caso, mais do que dizer o que é o tema, é preciso convencer os leitores a respeito da sua tese e de seus pontos de vista.
• Apresente sua tese a respeito dos problemas que cerceiam o eixo temático ainda no primeiro parágrafo: a introdução. É a partir da tese que você vai construir a argumentação no desenvolvimento do texto.
• A argumentação deve ser consistente. Isso significa que você deve indicar as fontes de todas as informações, afirmações e negações que inserir no seu texto. Inserir as fontes de pesquisa significa que os dados apresentados por você não estão no texto porque você, autor, considera que sejam verdadeiros, mas, sim, porque são comprovados a partir de dados, informações e fatos reais. Caso você não apresente suas fontes, suas referências, sua argumentação ficará rasa e pouco persuasiva.
• Mobilize outras vozes no texto além da sua. Traga vozes de autoridades a respeito do assunto para que possa concordar ou refutar suas ideias, reforçando o poder de persuasão.


Faça um resumo do conteúdo que trata da Competência 2. Apresente, de maneira sucinta, as principais informações do texto. ​

Soluções para a tarefa

Respondido por nelsondsgandon
0

Resposta:

Explicação:

(VPNE) O Arcadismo, também conhecido como Setecentismo ou Neoclacissismo, é o movimento que compreende a produção literária brasileira na segunda metade do século XVIII. O nome faz referência à Arcádia, região do sul da Grécia que, por sua vez, foi nomeada em referência ao semideus Arcas (filho de Zeus e Calisto)

Perguntas interessantes