História, perguntado por sabrinaa1202, 9 meses atrás

compeltar colocando a província, data, grupo, causa, objetivo e desfecho.

revolta cabanagem
revolta farroupilha
revolta de malês
revolta sabinada
revolta balaiada

Soluções para a tarefa

Respondido por iehuiailla
8
Cabanagem: Província de Grão-pará, 1835 e 1840, grupo dos cabanos, se revoltaram por raiva do governo devido á miséria e descaso. Reivindicaram melhores condições de vida e trabalho e por independência da província, entretanto, terminaram sem alcançar seus objetivos e a cidade de Belém foi dizimada.

Farroupilha: Província de São Pedro do Rio Grande do Sul, 1835 a 1840, causado por conflito político entre os liberais, que queriam um modelo de estado com maior autonomia, resultou na declaração de independência da província como estado republicano, dando origem à República Rio-Grandense.

Dos Malês: Província da Bahia, 24 de janeiro de 1835, escravos, causada pelo descontentamento de escravos com a situação que viviam, com objetivo de adotar um outro modelo de sociedade desconhecido, terminou com os rebeldes sendo vencidos e levados a julgamento.

Sabinada: Província da Bahia, 6 de novembro de 1837 a 16 de março de 1838, (sem um grupo específico), os conflitos se estabeleceram em torno da questão da centralização monárquica e do federalismo republicano, não obteve sucesso e como punição, os líderes foram condenados à prisão perpétua.

Balaiada: Província de Camargo , 1838 e 1841, a revolta foi liderada por homens pobres, mestiços e também escravos, devido ao sentimento de opressão que sentiam em relação aos prefeitos, buscavam o fim de novas arbitrariedades instituídas pelas oligarquias regionais que haviam subido ao poder após a proclamação da independência, além do fim de recrutamentos violentos, terminou com os atos do Presidente da Província Maranhense, cerca de 2500 balaios foram se rendendo e aqueles que resistiram foram logo derrotados.
Perguntas interessantes