Ed. Física, perguntado por henriquefilhoag, 1 ano atrás

Compartilhamento de dados genéticos: há consentimento?

Segundo um artigo publicado na BBC, empresas que tem realizados exames de DNA tem compartilhado estes dados com a indústria farmacêutica e com instituições policiais. Como justificativa, eles dizem que isso auxilia no desenvolvimento de novos medicamentos e técnicas bem como, auxilia na prisão de criminosos envolvidos em estupros e assassinatos.

Pensando que cada indivíduo é único e possui seu próprio genoma, isso seria possível uma vez que existem pequenas variações dentro genoma que podem ser identificados (em casos criminais) ou em possíveis doenças.

Soluções para a tarefa

Respondido por viniciusrm19
51

O compartilhamento de dados genéticos só pode ser realizado no momento em que há consentimento por conta dos pacientes, mesmo que venha a trazer benefícios para a solução de crimes.

Diante disso, é preciso que haja o esclarecimento para com os pacientes, a fim de que possam ser capazes de exercer autonomia na tomada de decisão sobre a aprovação ou não da utilização destes elementos para o processo de justiça.

Respondido por mayaravieiraj
1

Sobre o compartilhamento de dados genéticos, a norma diz que ele só pode ser efetuado, quando houver consentimento dos pacientes, mesmo que possa ajudar na solução de crimes.

Esclarecimentos sobre a genética

  • Primeiramente, é imprescindível que haja a explanação da forma adequada para com os pacientes, com o objetivo de que eles compreendam como o estudos dos genes, ou seja, a genética pode beneficiar a humanidade .

  • Em seguida, é ideal que os próprios pacientes tenham um certo domínio  do tema genética, para que possam permitir ou não da utilização dos seus dados genéticos em processos na justiça.

leia mais sobre genética:

https://brainly.com.br/tarefa/12973608

Anexos:
Perguntas interessantes