Compare os textos 1 e 2, sobre comunicação face a face e comunicação virtual. Em seguida, leia as afirmações relativas a eles e analise sua veracidade.
Texto 1
“Movimentos com a cabeça e sorrisos ocorrem juntamente com uma variedade ampla de vocalizações, como ahã, é, claro e ah. Essas mensagens do nosso interlocutor nos dizem como estamos nos saindo, e reagimos a elas instintivamente e imediatamente. Um olhar perplexo nos faz reformular a frase. Um humm de dúvida nos faz repensar. Sem isso, a conversa acaba logo ou se torna extremamente formal e artificial. Já é difícil ao telefone, quando as deixas visuais estão ausentes. Imaginem a dificuldade de uma conversa face a face se não há retorno visual e auditivo”.
Texto 2
“Mas é assim que funciona uma interação por e-mail ou em grupo de bate-papo. As mensagens enviadas via computador são completas e unidirecionais. Quando enviamos uma mensagem a alguém, nós a digitamos pressionando uma tecla por vez, mas ela não chega à tela da pessoa um caractere por vez [...]. A mensagem não deixa o computador até que se dê o comando "enviar", e isso significa toda a mensagem sendo transmitida como uma unidade e chegando à tela do receptor como unidade. Não há como reagir à mensagem enquanto ela está sendo digitada, pela razão óbvia de que o receptor não sabe que vai receber uma mensagem até o texto chegar. Da mesma forma, não existe nenhuma maneira de o emissor ter uma ideia da eficiência da mensagem enquanto ela está sendo escrita – se foi compreendida ou se necessita de retoques. Não há uma forma técnica (no momento) que permita ao receptor enviar o equivalente eletrônico de um assentimento simultâneo, um ahã, ou qualquer outra das reações audiovisuais que desempenham um papel tão crítico em uma interação face a face. As mensagens não podem se sobrepor. Portanto, os receptores são submetidos a um período de espera antes de o texto aparecer – em sua tela não há nada e de repente aparece algo, um sistema “liga-desliga” que se adapta bem ao mundo binário dos computadores, mas está muito longe da realidade complexa das conversas diárias”.
Fonte de ambos os textos: CRYSTAL, D. A Revolução da Linguagem. Tradução de Ricardo Quintana. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2005, p. 81.
( ) Ambos os textos falam sobre o feedback (o retorno voluntário ou não) do destinatário em relação à mensagem emitida pelo emissor. O texto 1 fala sobre comunicação oral face a face, enquanto o texto 2 fala sobre a comunicação escrita nos meios digitais.
( ) Os textos 1 e 2 são complementares.
( ) Os textos 1 e 2 não guardam qualquer ligação temática entre si.
( ) “Já é difícil ao telefone, quando as deixas visuais estão ausentes. Imaginem a dificuldade de uma conversa face a face se não há retorno visual e auditivo”. Esta afirmação do texto 1 sugere que não existe uma comunicação sem retorno visual e sem retorno auditivo.
( ) Os textos 1 e 2 não falam sobre feedback (o retorno voluntário ou não) do destinatário em relação à mensagem emitida pelo emissor. O texto 1 apresenta a comunicação na modalidade oral, comparando a comunicação face a face com a comunicação por telefone, com ênfase nas reações causadas no destinatário, tendo como base a expressividade oral, facial, gestual. Já o texto 2 enfoca o momento da comunicação escrita entre interlocutores, no meio digital, ressaltando que o feedback do interlocutor relativo à mensagem enviada por seu emissor não pode ser percebido pela linguagem não-verbal (facial, corporal), tão própria da comunicação face a face, sendo tal feedback mais demorado e dependente da iniciativa do destinatário.
Considerando (F) para falso e (V) para verdadeiro, as afirmações são, respectivamente:
V, F, V, F, V
V, F, V, F, F
V, F, V, V, V
V, V, F, F, F
V, V, V, F, V
Soluções para a tarefa
Respondido por
3
Resposta correta VfVVV
Respondido por
1
alternativa c. somente a segunda opçao esta errada. vfvvv
Perguntas interessantes