Compare os pensamentos ideológicos do nazismo, fascismo e do stalinismo
Soluções para a tarefa
Resposta:
Fascismo - O fascismo surgiu em 1919 e tinha como líder o italiano Benito Mussolini, um veterano da Primeira Guerra Mundial. Originário da palavra latina "fascio littorio", tinha como símbolo um feixe de varas amarradas e representava o poder da Roma Antiga em punir e decapitar os cidadãos desobedientes. Apesar de Mussolini ser um ex-socialista, o seu partido foi construído com grupos paramilitares contra políticos de esquerda, judeus, homossexuais, órgãos de imprensa e até mesmo a classe operária. Seu objetivo era criar um regime totalitário de partido único, nacionalista, anti-marxista e militarista.
Nazismo - A palavra Nazismo surgiu da abreviação do Partido Nacional-Socialista ou Partido Nazista alemão. Apesar do nome, não existiu nenhum vínculo do partido com grupos de esquerda, e pela definição atual é considerado um movimento de extrema-direita. O termo "nacional-socialismo" surgiu a partir da tentativa de criar uma terceira via tanto ao socialismo marxista quanto ao capitalismo liberal das elites prussianas que fracassaram na República de Weimar
Socialismo - Refere-se a qualquer uma das várias teorias de organização econômica que advogam a administração e propriedade pública ou coletiva dos meios de produção e distribuição de bens, propondo-se a construir uma sociedade caracterizada pela igualdade de oportunidades e meios para todos os indivíduos, com um método isonômico de compensação. O socialismo moderno surgiu no final do século XVIII, tendo origem na classe intelectual e nos movimentos políticos da classe trabalhadora, que criticavam os efeitos da industrialização e da propriedade privada sobre a sociedade. Karl Marx afirmava que a luta de classes era responsável pela realidade social, e que este conflito inevitavelmente resultaria no socialismo através de uma revolução, e em seguida uma ditadura do proletariado, tornando-se uma fase de transição do capitalismo para um novo modelo de sociedade que não seria dividido em classes sociais hierárquicas, num modelo essencialmente comunista. Nessa última fase não haveria mais propriedade privada.