Compare os movimentos sociais aos movimentos institucionalizados ressaltando a diferença
Soluções para a tarefa
Um movimento social é qualquer movimento reivindicatório de natureza política que não possua uma estrutura rígida e nem uma organização muito sofisticada.
Deste modo, é qualquer movimento onde a participação seja voluntária, espontânea e esporádica, pode se formar em torno de um tema e não se espera que se mantenha reuniões regulares, um regimento interno ou que se porte de determinado modo, sendo espontaneamente formados e dissolvidos a todo momento.
Já os movimentos institucionalizados são movimentos políticos que podem ter uma pauta ampla ou mais específica, possuem um regime interno, uma representação legal, um líder e onde espera-se que os membros possuam certas obrigações uns com os outros e com a manutenção de certas posturas e práticas políticas, de modo que eles não são facilmente desfeitos e geralmente possuem estruturas sofisticadas.
Os movimentos sociais, por serem desorganizados, são menos capazes de fazer as suas vozes serem ouvidas, enquanto que os movimentos institucionalizados, organizados e com mais recurso, são mais eficientes em cumprir com os seus objetivos.