História, perguntado por gamerryan300p6pmpd, 1 ano atrás

compare os motivos e as características da revolução Pernambucana (1817) e a confederação do Equador.

Soluções para a tarefa

Respondido por isadorabarret0
12

Revolução pernambucana

A revolução pernambucana, iniciada em 1817 e que durou 75 dias, foi um movimento emancipacionista onde grande parte da população se rebelou contra a monarquia portuguesa. Entre os envolvidos estão grandes proprietários de terras, parte mais humilde da comunidade e o governo português. Temendo que a revolta avançasse para outras províncias, a coroa portuguesa enviou tropas para Recife, após confrontos entre as tropas e revoltosos o conflito foi encerrado, com lideres do movimento presos e condenados a morte.


Confederação do Equador

A Confederação do Equador foi um movimento revolucionário ocorrido em 1824 na região Nordeste do Brasil. O objetivo da revolta era lutar contra o processo de escravatura, instaurar uma nova Constituição isonômica e trazer autonomia à organização político-administrativa da época.

Sua causa está associada à outorga da Constituição de 1824 e também à queda do preço do açúcar que consequentemente desnivelou a economia. Em função do apoio imperial para coibir a revolta, todos os principais líderes foram executados.

Perguntas interessantes