Compare o pensamento de Montesquieu e o de Rousseau quanto ao modelo ideal de poder político.
Soluções para a tarefa
Vamos analisar o pensamento de cada um separadamente:
Montesquieu: Foi um filosofo da doutrina do Iluminismo, também conhecido como Século das Luzes, e em relação ao poder político o mesmo defendia a chamada "Tripartição dos Três Poderes" que era composta pelo poder Judiciário, poder Executivo e pelo poder Legislativo, ou seja, bem como o modelo que utilizamos hoje no nosso país, por exemplo. Além de que também dirigia estudos em oposição ao Autoritarismo, por causa do Absolutismo que vivia, e discutia sobre Arbitrariedade.
Rousseau: Também foi um filosofo que fez parte da corrente do Iluminismo que ocorreu na França e o mesmo debatia ideias referente a Propriedade Privada Abusiva, onde, segundo o mesmo, as ações do Estado tinha caráter respeitador com relação as necessidades da comunidade.
Espero ter ajudado! Bons Estudos!
Resposta:
Montesquieu era um crítico radical do poder absoluto do monarca. Embora a favor de um poder central forte na sociedade, defendia que esse poder deveria ser dividido em três instâncias: o Executivo, o Judiciário e o Legislativo, cada qual com suas atribuições específicas, harmônicas e independentes entre si. Rousseau, em sua principal obra, O contrato social, defendia a ideia de que a soberania, ou seja, o fundamento do poder, deveria ter sua origem no povo. Dessa soberania nasceriam as leis a que governantes e governados estariam sujeitos. Rousseau defendia um governo representativo do povo,o soberano só seria legítimo como mandatário do povo; do contrário, seria tirano. Contrário à monarquia, considerava a república como a forma de governo mais perfeita.
Explicação