História, perguntado por tobiaszart08, 1 ano atrás

Compare o Império Carolíngio ao império Romano quanto:
A) à forma como se constituíram;
B) à forma e à duração;
C) à relação com a Igreja Católica.
Responde, Por-Favor!!!!!!!!
Bota a letra da pergunta pra sabe em qual pergunta eu boto a resposta

Soluções para a tarefa

Respondido por sapugatubaxgord
37
a) O império ou dinastia Carolíngia se deu através do golpe de Pepino, O breve sobre os reis indolentes. Lembrando que na dinastia Merovíngia, antecessora à Carolíngia, os reis eram indolentes, ou seja, vagabundos. Os poderes eram exercidos pelos Majordomus e Pepino, o breve era um deles. Já o império Romano se deu pelo momento de crise que Roma vivia, no qual houve 1 triunviratos (governo com 3 ditadores) e no último triunvirato, Marco Antonio traiu Roma se aliando ao Egito e Cleópatra e Otávio, então, conseguiu vencer Marco Antônio e centralizou os poderes, institucionalizando o Império.

b- O Império Carolíngio, principalmente no reino de Carlos Magno tinha um cargo para facilitar a administração que eram os condes, que supervisionavam o império. Durou pouco, uma vez que com a morte de Luis, o piedoso, os seus três filhos passaram a disputar o trono, gerando uma guerra interna, fragmentando e enfraquecendo o império. Já o império Romano teve sua queda devido à desvalorização da política imperialista, ou seja, deixando de conquistar territórios, houve uma crise produtiva (porque foram acabando os escravos), seguida de uma crise econômica enfraquecendo o império e dando margem para as invasões bárbaras. 

c- O Império Carolíngio tinha uma boa relação com a Igreja. Voltando à dinastia Merovíngea, com a conquista de Gália, os francos foram buscar uma autenticação da igreja católica sobre o domínio dos merovíngeos sobre o território, em troca de terras que eles doariam para a igreja e pela conversão deles ao catolicismo. Depois, já no governo de Carlos Magno houve um financiamento de mosteiros, igrejas para resgate da antiguidade clássica e isso fortaleceu o poder da Igreja. Na queda desse Império, a igreja se fortaleceu influenciando o processo de feudalização. Já o Império Romano de começo tinha aversão ao catoliscismo, principalmente no governo de Nero, que perseguiu católicos e matou-os, uma vez que os católicos não seguiam a religião politeísta dos romanos, herança grega, e também porque eram contra a escravidão. Porém no governo de Constantino, foi criado o edito de Milão que autorizou o culto e a crença católicas

Perguntas interessantes