Administração, perguntado por lauret2244, 9 meses atrás

Compare e exemplifique os tipos de demandas.

Demanda negativa

Demanda inexistente

Demanda latente

Demanda irregular

Demanda declínio

Demanda plena

Demanda excessiva

Demanda indesejada

Soluções para a tarefa

Respondido por danielliduarte
7

Respostas e Explicações:

Demanda negativa: ocorre quando uma parcela significativa do mercado não gosta do produto e até mesmo o evita (ex. vacinas, serviços odontológicos, vasectomias, operações de vesícula; empregadores têm demanda negativa por ex-presidiários e alcoólatras, por exemplo).

Demanda inexistente: consumidores-alvo podem desconhecer ou não estar interessados em um produto (ex. universitários sem interesse pela assinatura de revistas especializadas, ou de cursos de novas línguas). Os consumidores são, absolutamente, indiferentes ao produto/serviço. O mercado desconhece ou não se interessa pelo mesmo.Exemplos: Novos aplicativos de informática, Novas técnicas de produção ou cultivo, Curso de Yoga, etc...

Demanda latente: muitos consumidores podem ter necessidades não oferecidas por qualquer produto (ex. Edifícios mais seguros, Carros mais econômicos). Há uma forte vontade do mercado por determinado produto/serviço. Também é caracterizado quando muitos consumidores compartilham uma necessidade que nenhum produto equivalente é capaz de satisfazer plenamente.

Demanda irregular: Quando há sazonalidade na procura diária, mensal, semestral ou anual. (ex. bancos cheios no horário do almoço, produtos que vendem muito em determinadas estações e quase nada em outras, Museus, Cinemas, Shoppings etc.).

Demanda em declínio: Quando a demanda diminui gradativamente em relação à demanda anterior. Toda empresa costuma se deparar com o declínio da demanda sobre seus produtos (ex. fiéis da igreja católica, carros que consomem muito combustível).

Demanda plena: ocorre quando as empresas estão satisfeitas com seu volume de negócios. Ou seja, quando o volume de consumidores é satisfatório para a organização. (ex. Telefones e Celulares).

Demanda excessiva: Como o nome já diz, esta demanda é caracterizada pelo excesso na procura. O volume de consumidores é sempre maior do que a empresa pode/deseja atender. (ex. Jogos de finais de campeonatos, shows de artistas famosos, baladas muito procuradas, etc).

Demanda indesejada: É toda a procura por produto/serviços prejudiciais à saúde, sociedade ou meio-ambiente. Produtos prejudiciais à saúde atrairão esforços de marketing para desestimular seu consumo. (Exemplos: Bebidas alcoólicas, Cigarros, Armas de fogo, Filmes pornográficos com menores).

Espero ter ajudado!

Perguntas interessantes