Compare aves, repteis e anfibios. Depois, explique por que as aves sobrevivem melhor nas regioes mais frias da Terra ( como os polos) do que os anfibios.
Soluções para a tarefa
Repteis: Pele seca, alguns tem escamas / Se locomovem por meio de pata ( exceto as cobras, que rastejam) / Ambiente aquático e terrestre.
Aves: Penas e bico, a maioria voa / Se locomovem por meio de patas ou assas / Ambiente terrestre.
As aves possuem facilidade para sobreviverem no frio pois possuem penas, que ajudam aquecer, e apresentam o sangue quente.
Aves: sist. digestório completo finalizado em cloaca, coração com 4 cavidades fechadas, homeotérmicas, respiração pulmonar bem desenvolvida (sacos aéreos e ossos ocos que permitem voar), pele seca e queratinizada (impermeável, pelas penas e a glândula uropigial), sem bexiga urinária e a principal excreta é o ácido úrico, fecundação no geral interna e ovíparos, visão (cores e profundidade) e audição mais desenvolvidas.
Répteis: sist. digestório completo finalizado em cloaca, coração em geral com 4 cavidades abertas, pecilotérmicos com meios de aquecer o corpo, respiração pulmonar, pele seca e queratinizada (impermeável, com escamas e carapaças), sem bexiga urinária e a principal excreta é o ácido úrico, fecundação no geral interna e ovíparos ou ovovivíparos, olfato e variação de calor bem desenvolvidos.
Anfíbios: sist. digestório completo finalizado em cloaca, coração com 3 cavidades abertas, pecilotérmicos; respiração branquial, cutânea (principal) e pulmonar, pele úmida e permeável, com bexiga urinária e a principal excreta é a ureia, fecundação no geral externa e ovíparos; olfato, tato bem sensível e glândulas paratóides na pele (bolsões que produzem veneno), fecundação externa ou interna, ovíparos ou ovovivíparos, com desenvolvimento indireto (larval).
As aves conseguem manter a temperatura do corpo constante (homeotérmicos), já os anfíbios não (a temperatura corporal varia de acordo com a temperatura do ambiente e sem mecanismos para controlar a perda de calor), os anfíbios não vivem em ambientes secos (sejam muito quentes ou muito frios), pois precisam da umidade pra manter a pele sempre úmida e permeável e assim poder respirar pela pele (sem mecanismo pra evitar a perda de água).