Compare as diferenças e as igualdade entre as sociedades Mesopotâmica e a egípcia Em relação à organização social, econômica, religião, localização e cultura
Soluções para a tarefa
Em relação à organização social, o Egito havia os famosos faraós, comandantes administrativos, donos de terras. Eram como um deus na terra. Enquanto na Mesopotâmia, não havia faraós, e sim, impérios. Como exemplo, podemos citar o Primeiro Império Babilônico, cujo imperador era Hamurabi (também criador do código de Hamurabi). Porém, em semelhança, podemos citar a teocracia, uma forma administrativa que ocorria em ambos lugares.
Agora, em questão religiosa, os egípcios acreditavam em vida pós-morte. Por isso, preparavam as múmias, para que, quando os faraós morressem, passariam por um julgamento, e dependendo do resultado, voltariam para seus corpos. Por esse motivo, também colocavam seus pertences prediletos, além de muito ouro e pedras valiosas.
Eles também eram politeístas, e acreditavam que tudo era relacionado a deuses. Seja o faraó; um deus reencarnado, ou qualquer objeto ou animal. Por isso, adoravam os deuses e realizavam cultos em prol de saudar os seus deuses, fazendo pedidos e agradecendo.
Já na Mesopotâmia, o povo também era politeísta, porém, não acreditavam que havia vida depois do túmulo. Mas, eram bastante devotos de seus deuses, e realizavam cultos e rituais.
A cultura de ambas havia pinturas nas paredes, como nós já conhecemos, figuras importantes desenhadas. Mesopotâmia e Egito haviam vários tipos de deuses, como antropomórficos (humanos), zoomórficos (animais), e ainda, antropozoomórficos (metade, humano metade animal).
Por fim, as duas extensões estão localizadas entre rios, o Egito, com seu rio Nilo, e a Mesopotâmia, que fica entre os rios Tigre e Eufrates.