História, perguntado por luhgatinha48, 1 ano atrás

compare as caracteristicas dos protestantes anglicanos e dos puritanos ingleses, identificando as questões que causavam atrito entre eles

Soluções para a tarefa

Respondido por RAFAELAPIRESOLIVEIRA
2
Esses atritos ocorreram, principalmente, na Inglaterra na primeira metade de 1600, sendo um país em expansão, no qual havia uma divisão política e econômica clara entre as duas vertentes religiosas principais.

Nesse sentido, os anglicanos ressaltavam a perspectiva absolutista do rei inglês, atribuindo seu poder à vontade divina, sendo, assim, o soberano um representante de Deus na terra.

O anglicanismo era a religião oficial do país, embora houvesse uma boa quantidade de protestantes e católicos. 

Entretanto, a maioria dos integrantes do parlamento eram protestantes da seita calvinista, composto, principalmente, por comerciantes urbanos e produtores rurais mais progressistas.

Nesse sentido, devido ao Parlamento nem sempre decidir conforme os desejos do rei, houve perseguição política, resultando também em um maior estímulo à emigração à América do Norte com o intuito de fugir à intolerância contra os puritanos e outros protestantes.

No decorrer do tempo, isso também resultou em uma guerra civil, com a preponderância da pessoa de Oliver Cromwell, que defendia uma liberalização da economia, com uma menor interferência do estado, bem o fim dos monopólios reais.

Assim, esses diferentes interesses e opiniões quanto aos rumos e decisões políticas resultaram nesses atritos entre os adeptos da religião anglicana (mais na linha absolutista e com o controle da economia pelo rei) versus os protestantes, principalmente puritanos, na perspectiva mais democrática e de menor interferência dos soberanos.
Perguntas interessantes