Compare a visão do nivelador winstanley com a do iluminista Rousseau estudada no capitulo 5. o que as duas têm em comum?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Gerrard Winstanley, no seu panfleto de 1649, A Verdade levantando sua cabeça acima dos Escândalos, lançou o que mais tarde tornou-se princípios básicos, entre os anarquistas: que o poder corrompe, que a propriedade é incompatível com a liberdade; que a autoridade e a propriedade são geradores do crime, e que só em uma sociedade sem governantes, onde o trabalho e os seus produtos são compartilhados, os homens podem ser livres e felizes, agindo não de acordo com as leis impostas de acima, mas de acordo com suas consciências. Winstanley foi não só o pioneiro da teoria anarquista, mas também um proeminente militante anarquista. Ele sustentava que apenas pela sua próprias ações as pessoas podem pôr fim à injustiça social e, em 1649, convidava o povo "a cultivar e trabalhar sobre as terras comuns ".Ele liderou um bando de seguidores a ocupar uma encosta no sul da Inglaterra, onde fizeram o cultivo, com um comunismo livre entre si, e ofereceu resistência passiva aos proprietários hostis. Winstanley próprio desapareceu na obscuridade, tais que o local ea data da sua morte são desconhecidas.
Jean-Jacques Rousseau diferenciou-se entre os iluministas por ter formulado propostas bem mais radicais de transformação social. O verdadeiro fundador da sociedade civil foi o primeiro que, tendo cercado um terreno, lembrou-se de dizer isto é meu e encontrou pessoas suficientemente simples para acreditá-lo. Quantos crimes, guerras, assassínios, misérias e horrores não pouparia ao gênero humano que tivesse gritado aos seus semelhantes: "Defendei-vos de ouvir esse impostor, estareis perdidos se esquecerdes que os frutos são de todos e que a terra não pertence a ninguém!" Desde o instante em que um homem sentiu necessidade do socorro do outro, desde que se percebeu ser útil a um só contar com provisões para dois, desapareceu a igualdade, introduziu-se a propriedade, o trabalho tornou-se necessário e as vastas florestas se transformaram em campos aprazíveis que se impôs regar com o suor dos homens e nos quais logo se viu a escravidão e a miséria germinarem e crescerem com as colheitas.