compare a situação das mulheres em Esparta e Atenas. e a situação das mulheres na sociedade cretense?
por favor resumido
Soluções para a tarefa
Explicação:
A condição das mulheres não era a mesma em todas as pólis gregas. As duas cidades (estado) mais citadas da Grécia Antiga: Esparta e Atenas, destinavam papeis diferentes ao sexo feminino.
A mulher ateniense ficou conhecida pela submissão, pela vida destinada a família e as atividades privadas, não participava da vida pública, incluindo negócios, jogos e política.
Já a mulher espartana tinha mais liberdade para tratar assuntos públicos, sendo que muitas vezes tomava o lugar dos maridos para tratar de negócios, quando da ausência dos homens, como nos momentos de guerra.
Na Grécia Antiga a mulher não possuía muitos direitos, porém, em diferentes Cidades-Estado ela possuía um tratamento diferenciado do que das outras. O exemplo disso estão nas cidades-Estado de Esparta e Creta, onde elas possuíam uma pequena liberdade em relação às outras cidades-Estado.
Mulher na Grécia Antiga
A vida da mulher na Grécia Antiga não era muito vantajosa, visto que, em diversas cidades-Estado ela era tratada como um ser inferior ao homem e que deveria estar restrita às atividades do lar. Essa era a realidade da mulher em Atenas, por exemplo.
Já em Esperta, ela possuía uma liberdade um pouco maior podendo possuir negócios e tendo uma valorização social maior (por gerar os guerreiros de Esparta) porém sua cidadania também era privada assim como em Atenas.
Em Creta, a mulher possuía um alto nível de liberdade, em comparação à outros pólis, podendo inclusive participar de eventos públicos. Inclusive, uma das divindades da ilha era uma figura feminina, a Deusa Mãe.
Saiba mais sobre "Mulher na Grécia Antiga" aqui: https://brainly.com.br/tarefa/2359493
#SPJ2