História, perguntado por Usuário anônimo, 1 ano atrás

Compare a posição geográfica do Egito com a da mesopotâmia e explique porque uma região era mais difícil de invadir de que outra

ME AJUDEM POR FAVOR!!
obs: retribuo

Soluções para a tarefa

Respondido por juniorsandro01
2
UMA PEQUENA EXPLICAÇÃO, UTILIZAR OS FATOS MARCANDO NO RESUMO. BOA SORTE!

O Egito é um país geralmente associado a descobertas arqueológicas da era anterior a Cristo. No imaginário do mundo atual, é o país das pirâmides, das múmias, da sedutora rainha Cleópatra e do caudaloso rio Nilo. De fato, a civilização que se desenvolveu no Egito, numa antiguidade muito remota, é surpreendente no que se refere principalmente a seus aspectos culturais, incluindo-se aí a escrita (os chamados hieróglifos), a pintura, a escultura, a arquitetura e a mitologia.

A Mesopotâmia (“entre rios”) geograficamente se localizava na faixa entre os rios Tigre eEufrates, que hoje compreende à região doIraque. Devido a sua localização, a vida dos povos que viveram ali era regrada principalmente pelo comportamento do rio.

Os sumérios são considerados a primeira civilização mesopotâmica. Segundo estudos, eles não se originaram no local, mas se fixaram no sul da Mesopotâmia em ondas migratórias e misturaram-se com a população local, sem grandes resistências.

Com a unificação, podemos falar em características culturais sumério-acadianas. A língua oficial passou a ser a semita e incorporou-se na religião dos sumérios os rituais de adivinhação e sacrifícios para agradar as divindades.
Os mesopotâmicos acreditavam que os deuses interferiam nos acontecimentos mundanos. Ou seja, tempestades, secas, chuvas ocorriam por vontade divina. Dessa forma, os homens eram servos dos deuses, expressando suas incertezas na literatura e na tradição oral.
Perguntas interessantes