História, perguntado por paahlamim, 1 ano atrás

 Compare a industrialização da Russia á da Inglaterra .

A ) A origem da Capital .

B ) A  mão de obra .

C ) As condições de trabalho do operario.

Soluções para a tarefa

Respondido por Hush
751
Olá, Paahlamim.

A) A origem do capital da Russia teve um grande aumento em consequência do socialismo de Lenin. Em outras palavras esse crescimento do Capital da Russia foi de uma vontade populacional, ou seja, todos ajudaram. O que Lenin fez na Russia em pouco tempo demoraria aproximadamente 10 anos para a Inglaterra fazer o mesmo.

B) A mão de obra Russa era prazerosa, ou seja, o operário russo tinha o prazer de trabalhar havia uma especie de conselho dos trabalhadores. Já na Inglaterra a mão de obra vinham diretamente das colonias e eram precárias.

C) Como já foi dito antes, o operário russo tinha prazer de trabalhar pois havia conselhos que defendia-o. Já na Inglaterra as condições eram precárias, os operários sempre eram residentes de bairros pobres. Como nessa época o capitalismo já estava a caminho do auge, os operários da Inglaterra sempre saia perdendo para as empresas e não havia um conselho igual ao da Russia.
Respondido por EduardoPLopes
77

A - Na Inglaterra o capital usado para a industrialização foi obtido por meio da exploração dos seus territórios coloniais, como as Treze Colônias, na  América do Norte, e, posteriormente, diversos países na África (a África do Sul e o Egito, por exemplo) e na Ásia (sendo a ilha de Hong Kong, que pertencia ao Império Chinês, o maior exemplo).

Já na Rússia o capital para a industrialização, que foi tardia e se deu durante o período soviético, em especial durante a época em que Stálin governou o país, se deu por meio da coletivização (com a desapropriação das propriedades da burguesia nacional) e por meio do comunismo de guerra.

B - A mão de obra nos dois países era composta por setores da classe média urbana, parte dela camponeses que haviam mudado dos campos para as cidades em busca de oportunidades de emprego, já que não havia mais empregos no campo com a mecanização.

Era uma força de trabalho que, inicialmente, não tinha grandes conhecimentos técnicos, sendo os primeiros estágios da industrialização bastante marcados pelo improviso e pela mecanização e padronização das funções a serem cumpridas nas fábricas.

C - As condições de trabalho na Inglaterra, em especial no início do processo de industrialização, que se deu ainda no Século XVIII (a Inglaterra foi o primeiro país do mundo a se industrializar), eram terríveis: salários péssimos, exploração do trabalho infantil, fábricas sem condições adequadas de segurança e trabalhadores expostos a riscos para a sua saúde física e mental.

Na Rússia, que foi de industrialização tardia, também havia dificuldades, mas havia mecanismos de proteção social aos trabalhadores, que tinham representação política, recebiam salários mais adequados (não eram , dentro de suas sociedades, miseráveis) e eram respeitados socialmente.

Mais sobre o tema em:

https://brainly.com.br/tarefa/593120

Anexos:
Perguntas interessantes