Compare a imagem O mundo à noite: imagem de satélite (p. 29) com o mapa Evolução das 150 metrópoles mais populosas, 2010 (p. 7). Para tanto, utilize o roteiro a seguir e, em seu caderno, escreva um texto representando os resultados obtidos.
*Compare as zonas com maior concentração de iluminação com as de maior aglomeração urbana e veja se há alguma coincidência.
*Identifique as zonas mais intensas e as mais dispersas de iluminação no território dos Estados Unidos da América e compare se há outras situações como essa na imagem. Por exemplo: é assim na Índia ou na China?
*Identifique as zonas mais iluminadas da imagem e, observando o mapa, descreva a urbanização ali existente.
*Comente no seu texto se o uso conjunto da imagem de satélite e do mapa das metrópoles mais populosas acrescentou mais informações e enriqueceu a visão espacial do fenômeno urbano no mundo.
Soluções para a tarefa
Respondido por
20
A comparação das zonas com maior concentração de iluminação com as de maior aglomeração urbana permite identificar sim, algumas coincidências entre as zonas de maior concentração de iluminação e as de maiores aglomerações, isso porque próximo a determinadas aglomerações as áreas são mais urbanizadas. É o que acontece em São Paulo, por exemplo.Nos Estados Unidos, há uma boa extensão de vários segmentos mais iluminados e isso não se repete,de modo algum, na China e na Índia.As zonas mais iluminadas encontram-se nos EUA e na Europa, áreas de grande e intensa urbanização,mesmo que elas não sejam as maiores aglomerações.O uso conjunto da imagem de satélite e do mapa das aglomerações acrescentou mais informações,pois mostra uma visão espacial do fenômeno urbano no mundo, onde é possível concluir que, apesarde as maiores aglomerações encontrarem-se na Ásia, isso não quer dizer que ali estejam as maioreszonas iluminadas. A relação entre urbanização e zonas iluminadas existe, mas a coincidência não é total, pois zonas mais desenvolvidas são mais eletrificadas. E, mesmo que a urbanização nos países desenvolvidos não tenha o mesmo porte das aglomerações asiáticas (a exceção aqui é Tóquio), é nela que se notam as zonas mais iluminadas captadas pela imagem.
Perguntas interessantes
Matemática,
7 meses atrás
Geografia,
7 meses atrás
Matemática,
7 meses atrás
Física,
1 ano atrás
História,
1 ano atrás
Biologia,
1 ano atrás
História,
1 ano atrás