Compare a Hipótese Heterotrófica com a Hipótese Quimiolitoautotrófica e quais os fundamentos que embasam cada uma dessas ideias
Soluções para a tarefa
Resposta:
A hipótese heterotrófica assume que as primeiras formas de vida não eram capazes de produzir seu próprio alimento(esse pensamento foi inicialmente embasado na ideia de que os seres fotossintetizantes eram muito complexos para terem surgido primeiro). Essas espécies primitivas seriam anaeróbicas(pela falta de O2 na atmosfera primitiva) que se utilizariam da oxidação da matéria orgânica na sopa primitiva pelo processo fermentação(ou algum processo similar) para produção de energia.
Após anos de evolução, surgiriam os primeiros seres autótrofos fotossintetizantes, que mudariam a composição da atmosfera, pois esses sequestrariam o CO2 e liberariam O2 no ar, possibilitando, posteriormente, o surgimento dos seres heterótrofos aeróbicos, por pressão seletiva da presença de oxigênio no ar. Após vários anos, esses seres heterotróficos aeróbicos evoluiriam nos animais.
Qual era o problema? Os estudiosos acreditavam que a sopa primitiva não era abundante o suficiente para alimentar esses organismos, uma vez que demoraram bilhões de anos para o surgimento desses aglomerados de moléculas orgânicas.
Na hipótese autotrófica, os primeiros seres vivos seriam quimiossintetizantes, que utilizavam-se da energia das reações químicas da atmosfera primitiva para produzir seu próprio alimento a partir de compostos inorgânicos das rochas da terra primitiva. Por isso a hipótese se chama Quimio(quimiossintese)Lito(Litosfera=Rocha)Autotrofica.
Na sequencia da hipótese autotrófica, após bilhões de anos desses primeiros seres produzindo matéria orgânica, surgiriam os primeiros seres heterótrofos citados na hipótese heterotrófica, que não dependeriam da sopa primitiva, pois a matéria orgânica agora era abundante.
Na sequencia, a evolução segue a mesma da hipótese heterotrófica.
Explicação: