Geografia, perguntado por ncss2006n, 9 meses atrás

Comparar o desenvolvimento industrial da Rússia durante o período da Guerra Fria e o atual desenvolvimento industrial.

Soluções para a tarefa

Respondido por laurabeauchamp
2

A Federação Rússa (nome atual) teve sua industrialização ligadas aos processos revolucionários ocorridos no último século. O fim do império e a instalação de um modelo socialista fizeram com que o país tivesse um processo industrial diferente do resto do mundo, onde a economia era completamente vinculada ao estado (mergulha na história recente do país que tudo fica mais claro). Essa situação foi alterada somente com o fim da URSS, com a mudança do modelo econômico.

No inicio do século XX, a Rússia ainda mantinha resquícios de feudalismo, 85% da população vivia no campo. O estado era comandado por uma monarquia absolutista, cuja figura do Czar tinha um caráter místico-religioso.

No governo de Nicolau II, último Imperador da Rússia, houve forte incentivo ao desenvolvimento econômico por meio da entrada de capital estrangeiro, das exportações de petróleo, da construção de indústrias siderúrgicas e do incremento dos transportes. Contudo, se comparado às potencias industriais da época, esse desenvolvimento foi bem acanhado. Lembra que outras nações, sobretudo as da Europa Ocidental já viviam o auge da I Revolução Industrial.

Após a revolução contra o governo absolutista, foi instalado o governo de Lênin. As principais decisões do governo foram o confisco das grandes propriedades; a expropriação das indústrias; a entrega da direção das empresas a nomes indicados pelos sindicatos; o confisco das colheitas; a regulamentação da produção e do consumo; racionamento generalizado de alimento e lenha e a nacionalização de empresas estrangeiras.

Em 1921, Lênin organizou uma série de reformas conhecidas por Nova Politica Econômica (NEP), comas quais pretendia adotar medidas liberalizantes- de caráter capitalista- na economia socializada, a fim de elevar a produção e melhorar a economia do país. Com o governo de Stalin, ouve a substituição da NEP pelos planos quinquenais, com os objetivos ou metas econômicas a serem atingidas. Em 1939, dois planos quinquenais já haviam sido aplicados, ambos com esforços de expansão da indústria pesada. Foram instaladas as kolkhozes, cooperativas cuja produção pertencia aos trabalhadores, e os sovkhozes, grandes propriedades ou granjas estatais.

Com a queda da URSS e com o fim da economia planificada, através da Glasnost e Perestróika, os Combinats (conjunto de indústrias interdependentes que se complementavam) passaram por um processo de reformulação, onde muitas indústrias de base transformaram-se em de bens de consumo.

Atualmente, o governo da Rússia vem buscando a modernização do parque industrial através de providências como: privatizações, estímulos à iniciativa privada, abertura do país ao capital internacional e a modernização de empresas ainda controladas pelo Estado. Além de uma forte parceria com países asiáticos como China e Índia.

É possível perceber que o processo industrial ocorrido no país esteve ligado ao modelo econômico socialista, onde as empresas eram estatais. Isso fez com que a Rússia tenha grandes particularidades em sua industrialização. Grande parte das empresas são chamas as “indústrias pesadas”, resultado do antigo modelo econômico, porém ultimamente o governo russo vem investindo na modernização de seu polo industrial, visando um crescimento econômico e uma desvinculação do passado socialista.

Os problemas vividos pela Rússia durante o final do período socialista geraram certo retrocesso no setor industrial. Assim, a partir do final da URSS, a Rússia passou a viver um gradual processo de recuperação industrial. Por isso apareceu, no final do século XX, no mesmo balaio do Brasil, China, Índia e África do Sul, formando os BRICS.

Quanto aos recursos naturais a Federação da Rússia tem um potencial gigantesco, que é garantido para o desenvolvimento econômico e da segurança energética do país, para atender às necessidades atuais e futuras da economia da Rússia. O país possui praticamente todos os tipos de minerais, ocupando uma posição de liderança em reservas comprovadas de carvão mineral, ferro e manganês, bauxita, cobre, chumbo, níquel, tungstênio, diamantes, ouro, grandes reservas de petróleo de gás natural, etc.

Respondido por henrrypr99
0

Resposta:

vc ja foi respondido(a) msm deija eu ganhar esses pontinhos

Perguntas interessantes