Comparando a forma de um pêssego com a da Terra,quais são as camada do interior da terra,imaginando o caroço,a polpa e a casca do pêssego .
Soluções para a tarefa
Olá estudante...
Resposta:
- A casca: Crosta Terrestre
- A polpa: Manto
- O caroço: Núcleo (em geral)
Resposta:
Caroço - núcleo (externo e interno);
Polpa - manto (superior e inferior);
Casca - crosta terrestre.
Explicação:
Caroço - O núcleo é a camada mais interna do planeta Terra. É formado basicamente por ferro e níquel, sendo dividido em núcleo externo e interno. É a camada menos conhecida e estudada do planeta, em razão das suas características naturais e de limitações técnicas. O núcleo é apontado como o ponto de origem do magnetismo terrestre, uma vez que a sua movimentação gera uma corrente elétrica, resultando na formação de um campo magnético.
Polpa - O manto é a camada mais profunda do planeta e é comumente dividido em manto superior e manto inferior. Essa camada é composta basicamente por rochas com densidade intermediária, compostas por minerais como silício e magnésio. O manto superior contém rochas em um estado pastoso, em razão do calor que irradia do manto inferior e do núcleo e, a partir dessa camada, que o magma é expelido pelos vulcões, além de ser responsável pela movimentação das placas tectônicas que formam a crosta. O manto inferior tem sua estruturação basicamente líquida, uma vez que as rochas presentes nessa camada se dissolvem, em razão do calor proveniente do núcleo. A Descontinuidade de Wiechert-Gutenberg marca a passagem do manto inferior para o núcleo.
Casca - A crosta terrestre é a camada mais externa do planeta Terra. É a menor camada em espessura, quando comparada com as demais, e o seu tamanho é variável, podendo chegar até 40 quilômetros de profundidade. Sua composição é predominantemente de material rochoso, sendo as rochas da crosta formadas por minerais, como a sílica e o alumínio. A crosta pode ser dividida entre partes continentais e oceânicas, e a sua estrutura é toda fragmentada, formando as chamadas placas tectônicas, que flutuam sobre o manto e, a partir da movimentação, ocorrem diversos fenômenos geológicos, como os terremotos (tectonismo). A separação entre a crosta terrestre e o manto é dada pela Descontinuidade de Mohorovicic.
PS.: Espero ter ajudado de alguma forma em suas dúvidas. Bons estudos!