comparação entre as teorias do darwinismo lamarckismo e neodarwinismo
Soluções para a tarefa
Resposta:
O Lamarckismo, teoria criada por Lamarck, baseia-se na Lei do Uso e Desuso e na Lei dos Caracteres Adquiridos.
A lei do Uso e Desuso falava que quanto mais o indivíduo utilizava uma parte do corpo, mais ela se desenvolvia, e quanto mais deixa uma parte do corpo inutilizada, ela se atrofiaria até sumir.
A lei dos Caracteres Adquiridos falava que os indivíduos passavam através das gerações cada característica que adquiriu em vida.
Um exemplo clássico da teoria de Lamarck é: uma girafa necessita de um pescoço maior, então ela o usa até ficar do tamanho necessário e esse crescimento passa a diante.
O Darwinismo, teoria desenvolvida por Charles Darwin, baseia-se na evolução por Seleção Natural.
Embora na época de Darwin a genética já estava sendo desenvolvida por Mendel ele escolheu não coloca-lá em sua teoria, então Darwin acreditava na Lei do Uso e Desuso, mas não era o seu principal.
A Seleção Natural, grande ideia de Darwin, dizia que o ambiente selecionava os indivíduos mais aptos, ou seja, "apenas os mais fortes sobrevivem".
Utilizando o exemplo de Lamarck e adaptando para teoria Darwinista, teremos: as girafas de pescoço curto foram extintas porque não eram aptas a comer das árvores mais altas, já as de pescoço longo sobreviveram porque conseguiam.
O Neodarwinismo é a junção da Seleção Natural proposta por Darwin com as teorias genéticas, principalmente o conceito de mutação.
Com essas duas ideia juntas, foi criada a teoria mais aceita hoje em dia, que consegue identificar e prever diversas coisas. Além de explicar como as características surgem (mutação) e como elas sobrevivem ao tempo (Seleção Natural).