Filosofia, perguntado por marcellyradja, 1 ano atrás

Comparação dos poemas Triste Bahia e Vila Rica Canto VI

Soluções para a tarefa

Respondido por DrNet
0

Ambos os poemas tratam do mesmo período: O período colonial. Entretanto enquanto "Vila Rica" trata-se de um poema épico, que enaltece a figura do colonizador como aventureiro e desbravador, Triste bahia mostra-se fortemente influenciado pelo sentimento nativista e nacionalista que surgia: mostra o português como invasor, que utiliza nossa terra e nosso recurso como mera fonte de recursos financeiros.

Seguem:

"Ouve Garcia o canto, e não atina De onde tanto prodígio, mas de Eulina A delicada face está patente: Fita os olhos, e vê desde a corrente Lançar a mão à praia a Ninfa bela, Toma uma areia de ouro, e já com ela Pulveriza os cabelos: neste instante, O sonho de Albuquerque o faz avante Passar, os braços abre, a Ninfa chama; Ela o vê, e não teme, e já se inflama De amor por ele: aos braços o convida, E abrindo o seio o rio, uma luzida Urna de fino mármore os sepulta Recebendo-os em si: ficou oculta A maravilha a quantos o acompanham. Em busca de Garcia já se entranham Pelo matos mais densos; mas perdida A esperança de achá-lo, e recolhida Volta ao herói a esquadra aventureira." (Vila Rica. Canto VII)

"Triste Bahia! ó quão dessemelhante  / Estás e estou do nosso antigo estado!   Pobre te vejo a ti, tu a mi empenhado,  / Rica te vejo eu já, tu a mi abundante.   A ti tocou-te a máquina mercante,   Que em tua larga barra tem entrado,  A mim foi-me trocando, e tem trocado,  Tanto negócio e tanto negociante.   Deste em dar tanto açúcar excelente  Pelas drogas inúteis, que abelhuda  Simples aceitas do sagaz brichote.  Oh se quisera Deus que de repente  Um dia amanheceras tão sisuda  Que fora de algodão o teu capote!"

Perguntas interessantes