Como você reconhece o discurso indireto em narrativas escritas? E o discurso direto?
por favor me ajudem
Soluções para a tarefa
Resposta:
Ex.: Ao finalizar sua defesa o deputado acusado reafirmou não ter cometido crime algum e se disse convicto de que a justiça o absolverá e que Deus o testemunhou, sem perceber que colocara Deus em posição subalterna e acessória.Discurso indireto
O narrador diz, ele próprio, o que a outra pessoa ou personagem disse ( exemplo acima)Discurso direto
É aquele em que o narrador reproduz as palavras de outra pessoa ou personagem, separando-as das suas, utilizando para isso dois pontos, aspas ou travessão de diálogo, marcas que ajudam a identificar quem está falando.
Ex: Acusado de corrupção, o deputado finalizou seu discurso de defesa brandindo os braços, em tom novelesco:
– “Não cometi crime algum! Deus é testemunha! A justiça prevalecerá!”.
Resposta:
Discurso direto: Consiste na transcrição exata da fala dos personagens, sem participação do narrador.
É uma forma de dar vida própria aos personagens, fazendo o leitor ficar mais interessado e mergulhar na história. No discurso direto são utilizados dois pontos, aspas ou travessão de diálogo.
Discurso indireto: O discurso indireto é caracterizado pela intervenção do narrador no discurso, ao utilizar as suas próprias palavras para reproduzir as falas dos personagens. Esse tipo de discurso sempre é feito na 3ª pessoa.
Explicação:
Exemplo discurso direto:
O aluno afirmou:
- Preciso estudar muito para a prova.
- O réu afirmou: "Sou inocente!"
No discurso direto, são utilizados os "verbos de elocução", ou seja, relacionados ao verbo "dizer", como por exemplo: falar, afirmar, perguntar, declarar, responder, indagar, entre outros.
Exemplo discurso indireto:
O aluno afirmara que precisava estudar muito para a prova.
O réu afirmou que era inocente.
Além disso, também são utilizados verbos de elocução para anunciar o discurso, além de conjunções que separam a fala do narrador das falas dos personagens (que e se).