Português, perguntado por williamschneider, 1 ano atrás

como você interpreta o uso dos pontos de interrogação e de exclamação e das reticencias no capitulo 55 ?

Anexos:

Soluções para a tarefa

Respondido por yanoribeiro7
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Os sinais de pontuação são recursos gráficos próprios da linguagem escrita e representam as pausas e as entonações da linguagem oral. Os sinais de pontuação proporcionam ao leitor observar que o texto tem um ritmo próprio e que o autor demonstra ao usar as pontuações, sentimentos como: as alegrias, raivas, rapidez, lentidão, as interrupções de pensamento; alguns autores brasileiros usaram de forma primorosa esses sinais na literatura.

Por exemplo, em Memórias Póstumas de Brás Cubas, no capítulo LV (55) “O velho diálogo de Adão e Eva”, entre as personagens Brás Cubas e Virgília – esse diálogo não apresenta palavras, só os nomes das personagens, e uma sequencia de pontuações de modo que o leitor não precisa de palavras para compreender o propósito do texto; lembrando que as personagens viveram um paixão intensa, e a maneira criativa do título do capítulo. Talvez, não fosse mesmo um “diálogo”, e sim uma forte cena de reencontro, onde as palavras são mínimas, mas o sentimento muito intenso.

Fica a cargo do leitor, descobrir o seu significado; bem a gosto de Machado…

Capítulo LV: “O velho diálogo de Adão e Eva”

Brás Cubas
. . . . . . . . . . . . . . . . .
Virgília
. . . . . . . . . . . . . .
Brás Cubas
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
Virgília
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . !
Brás Cubas
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
Virgília
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . ? . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
Brás Cubas
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
Virgília
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .?
Brás Cubas
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . ! . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . ! . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . !
Virgília
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . ?
Brás Cubas
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . !
Virgília
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . !

Outro exemplo: Uso do ponto-de-exclamação em Monteiro Lobato faz Emília gritar e exclamar diante dos pontos de exclamação que ela encontra no país da Gramática:

Depois chegou a vez dos Pontos-de-exclamação.

— Viva! — gritou Emília. Estão cá os companheiros das Senhoras Interjeições. Vivem de olhos arregalados, a espantar-se e a espantar os outros. Oh! Ah!!! Ih!!!!!

Observe um trecho desse poema, o uso das reticências, da poetisa gaúcha, Stella Vives:

Reticências

Reticências são pequenos pontos,
seguimentos de pontos…
não são lacunas,
não são abandonos…
São esperança, quiçá sofrimento?
Serão suspiros de uma alma em tormento?

Afinal, o que são reticências?
Prá quem escreve, significam algo,
prá quem lê, fica na imaginação…
Lirismo, paixão?
Técnica, polêmica, piração? (…)

Outro poeta que utilizou muito o recurso das reticências foi Fernando Pessoa, a seguir um trecho do heterônimo Álvaro de Campos


williamschneider: Obrigado
yanoribeiro7: Deu para entender melhor com isso
williamschneider: Sim
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