História, perguntado por dudapadilhab, 10 meses atrás

Como você interpreta o atentado, planejado por setores da própria ditadura: buscavam impulsionar a abertura política do presidente João Batista Figueiredo ou o contrário? Explique.

Soluções para a tarefa

Respondido por saraarcanjo55
50

Resposta:

Com a escolha do general João Baptista de Oliveira Figueiredo para governar o país, ficou assegurada a continuidade do processo de abertura política. O mandato presidencial de Figueiredo durou seis anos e encerrou 21 anos de ditadura militar no Brasil.

Ao longo do governo Figueiredo, a ditadura militar perdeu legitimidade social e sofreu desgaste politico. Mas ainda assim houve ameaças de retrocesso devido à radicalização de setores das Forças Armadas que tentaram barrar o processo de redemocratização.

Explicação:

espero ter ajudado

Bons estudos!!!

Respondido por erickm5
1

O atentado buscava sabotar a abertura política iniciada durante o governo do presidente João Batista Figueiredo, e é portanto um dos exemplos máximos do terrorismo de Estado.

Compreendendo o atentado do Riocentro

O atentado do Riocentro matou um militar e feriu outro, e consistia em uma estratégia para instaurar um clima de terror na população, para que a abertura política fosse freada e medidas autoritárias pudessem voltar a ser tomadas pelo Regime Militar.

O objetivo era detonar uma bomba em um centro de convenções onde comemorava-se o Dia do Trabalhador, e culpar movimentos de oposição à Ditadura Militar.

A bomba explodiu antecipadamente, dentro do veículo ocupado pelos militares, escancarando a conspiração do governo militar.

Saiba mais sobre a abertura política em https://brainly.com.br/tarefa/35322805

#SPJ2

Anexos:
Perguntas interessantes