Artes, perguntado por isabellacel, 1 ano atrás

como você imaginaria a criação de um cenário a partir de um projeto cenográfico

Soluções para a tarefa

Respondido por samueltoloza
0

O projeto cênico é desenvolvido no papel ou computador em uma planta baixa, em escala e perspectiva, com as cores definitivas propostas e dispondo toda a decoração.

 

O cenógrafo trabalha com base no perfil da cena, descrito no roteiro, e seguindo as orientações do diretor do programa, filme ou espetáculo para estabelecer a melhor composição (cores, texturas, iluminação) para contar visualmente uma história.

 

O cenário nos informa a respeito do local onde transcorre a ação, a época em que se passa, o poder aquisitivo dos personagens; o figurino diz se está frio ou calor, se está chovendo, se os personagens são ricos ou não, se vivem na época atual, na década de 1920, no século passado, etc. A soma dessas a outras informações nos auxilia a entender melhor o que se passa e a formar uma ideia completa a respeito (Camargo, 1986, p. 31).     

 

A cenografia é a arte e a técnica da organização do espaço de representação. Ela deve possuir conceitos estéticos precisos, ser funcional, facilitar o posicionamento e movimentação das câmeras e do boom, permitir perfeita movimentação e ação dos atores e oferecer uma boa estrutura para a iluminação.

 

Nenhum elemento cenográfico pode ser apenas decorativo.. Assim como a luz deve ter uma função maior do que apenas iluminar o espaço, o elemento cenográfico deve ser a alma da personagem, ter uma função psicológica, deve sugerir diferentes emoções — tristeza, alegria, solidão e fantasia — do mesmo modo que o argumento, diálogo e música. Para se entender o cenário em sua linguagem, é preciso recorrer à gramaticalidade de outros sistemas artísticos, como a pintura, a escultura, a arquitetura, a decoração, o design da iluminação. São esses sistemas que se encarregam de representar um espaço geográfico (uma paisagem, por exemplo), um espaço social (uma praça pública, uma cozinha, um bar) ou um espaço interior (a mente, as paixões, os conflitos, os sonhos, o imaginário humano). No cenário, ou apenas em um dos seus constituintes, se projeta o tempo: a época histórica, estações do ano, horas do dia, os momentos fugazes do imaginário.
Perguntas interessantes