Como você explica a enorme variedade e espécies que hoje povoam nosso planeta?
Soluções para a tarefa
A variedade de espécies hoje deve-se a alguns fatores da evolução, sendo o primeiro deles a mutação.
Mutação é a mudança do código genético, seja por erros na divisão celular ou por agentes externos (químicos ou radiações). Isso faz com que, ao passar de séculos, novas espécies tenham surgido, tendo outra como ancestral.
Outro fator importante é o chamado Agente Evolutivo. Um agente evolutivo é o que determina as leis a serem seguidas pela seleção natural. Por exemplo: num lugar de calor intenso, este [o clima] é o agente evolutivo. Por causa dele, seres que nasçam com uma mutação que permite a sobrevivência nesse tipo de clima serão os selecionados. Porém, em outras regiões do planeta, mais frias, outras espécies seriam selecionadas. Deve-se entender, no entanto, que o Agente Evolutivo não é fonte de variabilidade genética em uma condição específica, por selecionar apenas genes parecidos.
Além desses, há ainda a Reprodução Sexuada, que permite a combinação de diferentes genes entre indivíduos da mesma espécie, para assim gerar descendentes únicos. A cada reprodução, a prole diferencia-se mais dos antepassados, até o ponto de ser uma nova espécie.
Esses são alguns dos fatores que explicam a variedade e diversidade de espécies habitantes da Terra.