como você diria que varia a eletronegatividade na tabela periódica dos elementos em uma mesma família levando em conta o raio atômico? Justifique sua resposta.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Ao compararmos elementos da mesma família, percebemos que, quanto maior o raio atômico, menor a eletronegatividade.
Assim, em uma mesma família, enquanto o raio atômico aumenta de cima para baixo, a eletronegatividade aumenta de baixo para cima.
Explicação:
De acordo com a Lei de Coloumb, a força eletétrica () existente entre duas cargas é calculada a partir da equação
, na qual:
é a constante eletrostática do meio;
é o módulo da primeira carga;
é o módulo da segunda carga;
é a distância existente entre as cargas.
Assim, quanto maior a distância () entre duas cargas, menor é a força elétrica (
) que uma aplica na outra.
No caso de um próton e um elétron, por exemplo, quanto mais distante um se encontra do outro, menor é a atração entre eles.
Quando comparamos os átomos dos elementos de uma mesma família da Tabela Periódica, percebemos que o raio atômico aumenta no sentido de cima para baixo.
Quanto maior o raio atômico de um átomo, maior é a distância de seus prótons em relação aos elétrons do outro átomo que participa da ligação.
Essa maior distância fará que a força de atração entre os seus prótons e os elétrons do átomo vizinho na ligação seja reduzida.
Consequentemente, esse átomo terá dificuldade em atrair para si os elétrons alheios na ligação, isto é, será pouco eletronegativo em relação a átomos de elementos da mesma família que tem menor raio atômico.
Em suma, ao compararmos elementos da mesma família, percebemos que, quanto maior o raio atômico, menor a eletronegatividade.
Assim, em uma mesma família, enquanto o raio atômico aumenta de cima para baixo, a eletronegatividade aumenta de baixo para cima.
To tentando resolver esse exercicio e ñ to conseguindo me ajudem pf
Numa reação química produziram se 55,0 litro de hidrogênio a 20 graus celsius e a pressão de 750 tarr .Qual é o volume em PTN?