Como você descreveria o mundo atual?
Soluções para a tarefa
Explicação:
Ao pensarmos no mundo na atualidade, de imediato nos vem a mente uma visão pessimista ao associá-lo a guerras civis, corrupção, descrença da classe política, ocorrência frequente de fenômenos naturais altamente destrutivos, elevação do número de epidemias. Assim como discriminação racial, religiosa, de etnia, gênero e de orientação afetivo sexual, presença do tráfico de drogas e de pessoas, além do aumento do número de casos de violência urbana e assassinatos, mesmo no seio familiar. Ainda, há a presença do consumismo exagerado; crescimento das doenças psicossomáticas; da crise econômica; do desemprego e o desrespeito aos direitos humanos. Infelizmente, somente fatos tristes...
Em paralelo a este cenário de aparente vazio de crenças e valores, as pessoas estão em busca de respostas, de algo que dê sentido, significado à sua existência. Cada vez mais pessoas tentam responder as questões filosóficas: De onde vim? O que estou fazendo aqui? Para onde irei depois? E, sobretudo, buscando responder a questão central: Quem sou eu? Por outro lado, a ciência tem apresentado algumas respostas quebrando, por vezes, paradigmas seculares.
Nessa busca por respostas, as pessoas estão se voltando para o seu interior, buscando o autoconhecimento, o auto-domínio, a autorrealização, o exercício da fé raciocinada, além do desenvolvimento de suas inteligências mental, social, emocional e espiritual. A Psicologia Transpessoal tem contribuído com suas práticas e técnicas holísticas ao trabalhar os estados internos do ser humano, bem como os sintomas de suas doenças físicas, mentais, emocionais e espirituais, possibilitando o reconhecimento e integração da Sombra, favorecendo o autoconhecimento, o alcance do equilíbrio e do despertar do Ser e da sua transcendência.
Por outro lado, não podemos negar que mudanças positivas estão ocorrendo no seio da sociedade, talvez fruto do despertar da consciência humana. Nas últimas décadas observamos uma preocupação maior quanto à preservação ambiental, o desenvolvimento sustentável, a biodiversidade, a prática da responsabilidade social empresarial, a ampliação da discussão sobre consumo consciente, valorização da atividade voluntária (até no momento de seleção de candidatos para empresas), crescimento de instituições e organismos internacionais que buscam a construção de uma sociedade mais justa, igualitária, fraterna e legítima.
Mais um sinal das mudanças favoráveis que estão ocorrendo na sociedade atual, é a própria divulgação da encíclica papal, do Papa Francisco, no que tange a proteção ao meio ambiente, fazendo apelo à ação global contra as mudanças climáticas.
Estamos vivendo um período de transição planetária, momento de turbulência social, de mudanças significativas. Porém, tudo não é só sombras, céu escuro, ventos e trovoadas... o ser humano está tirando a névoa dos seus olhos e começa a enxergar o seu potencial divino, e inicia a sua transformação, o seu crescimento interior, e a sociedade passa a absorver lentamente no dia a dia o reflexo dessa luz.
Elevação dos números da pandemia, guerras civis, corrupção, mortes, desastres naturais ou por conta do ser humano, preconceito, discriminação religiosa, entre outros...