como você descreveria o modo de vida de grande parte das pessoas que vivem na cidade de São Paulo
Soluções para a tarefa
Pesquisa também aponta que 57% da população paulistana não participa da vida política no município
Pesquisa também aponta que 57% da população paulistana não participa da vida política no municípioA pesquisa “Viver em São Paulo: Qualidade de Vida” aborda o nível de satisfação em relação à qualidade de vida na cidade, além da confiança nas instituições e participação política da população paulistana.
Confira alguns destaques do levantamento.
Qualidade de vida e bem-estar
O nível de satisfação em relação à qualidade de vida na cidade é similar ao do ano anterior: 6,5 – em 2018 era 6,3.
Embora a percepção majoritária ainda seja de estabilidade, há uma tendência de crescimento no percentual que declara melhora na própria qualidade de vida nos últimos 12 meses. Para 10% piorou muito; para 18% piorou um pouco; para 41% ficou estável; para 22% melhorou um pouco; e para 9% melhorou muito.
O que sente a população paulistana
É semelhante a parcela que afirma sentir muito e um pouco de orgulho de morar na cidade de São Paulo: 38% declaram sentir muito orgulho e 41% pouco. Já 20% afirma não sentir orgulho de morar na capital paulista.
Apesar de sentirem orgulho de morar em São Paulo, a proporção de pessoas que, se pudessem, sairiam da cidade se mantém estável desde 2017, 64% afirmam que sairiam, enquanto 36% não sairiam.
Oportunidades, lazer/ entretenimento e mercado de trabalho são como os aspectos considerados mais positivos da cidade, com 16%, 14% e 11% das menções, respectivamente. Seguidas de gastronomia com 10% das menções; diversidade de serviços com 8%; acesso à cultura com 7%; agitação/ correria com 6%; e acesso a bens e serviços, diversidade de pessoas e acesso a serviços de saúde com 5% cada.
Já em relação ao que a população paulistana menos gosta na cidade violência aparece em primeiro lugar com 28% das menções. Seguida de criminalidade com 17%; trânsito com 13% e desigualdade/ injustiça social com 10%.
Esperança é o principal sentimento relacionado à cidade de São Paulo, citado por 3 em cada 10 pessoas entrevistadas. Em seguida, gratidão (19%); decepção (17%); e frustração (16%).
42% das pessoas entrevistadas declaram se sentir muito incluídas na comunidade/bairro onde moram. Já 25% afirmam não se sentir incluídas. Nessa questão, destaca-se a região Norte, onde estão as paulistanas e paulistanos que se sentem menos incluídas(os) na comunidade/ bairro (31%).
A maioria relativa afirma gostar muito do bairro onde vive (46%), apesar de ¼ da população paulistana declara não gostar. São pessoas moradoras do Centro e da região Leste que mais afirmam gostar do bairro onde moram, 54% e 50% respectivamente.
Espero ter ajudado ✨❤️
Bons estudos