Pedagogia, perguntado por viviminas, 9 meses atrás

Como você compreende o processo educacional e a necessidade do diálogo entre os agentes do conhecimento?

Soluções para a tarefa

Respondido por alicebatistaguia
0

Explicação:

O papel do professor frente à aprendizagem e o processo de avaliação escolar têm sido atualmente muito debatidos, pesquisado e estudado por busca de respostas aos problemas que perpassam pela ação docente no ato de avaliar, tais como: Quais os modos de conceber e praticar a avaliação que se materializam no cotidiano escolar? Que elementos estão presentes no discurso dos professores, com relação à avaliação? Como está delimitada a teoria e a prática avaliativa?

A criança precisa ser tratada como o centro da ação avaliativa, muito comum em nosso meio perceber que o processo avaliativo tem como o resultado de testes, provas, trabalhos ou pesquisas que são dados ao aluno e aos quais se atribui uma nota ou conceito. Este aprova ou reprova. Temos, então, um julgamento.

Na verdade, a avaliação acompanha todo o processo de aprendizagem e não só um momento privilegiado (o da prova ou teste), pois é um instrumento de “realimentação” contínuo para o educando e para todos os participantes. Nesse sentido, fala da consecução e não dos objetivos da aprendizagem.

O professor mostra-se como uma preocupação muito ampla em manter a disciplina e cumprir o conteúdo, não se interessa em saber se o aluno aprendeu ou não, se despertou o interesse real ou não do conteúdo desenvolvido para a realidade do discente em meio a esta atitude julga que quem não aprendeu é porque é “desinteressado”, “carente”, “indisciplinado”.

A avaliação precisa olhar o educando como ser social, sujeito do seu próprio desenvolvimento onde a reconstrução da avaliação não acontecerá por experiências isoladas ou fragmentadas, mas por uma avaliação continuada e que ultrapasse o espaço da escola.

A principal questão tratada nesse trabalho: por que o professor tem dificuldade de avaliar o aluno?

O interesse por esse assunto surgiu das dificuldades enfrentadas no dia á dia em utilizar os instrumentos de avaliação na escola em que trabalho, além disso, o tema abordado possui grande relevância e interesse de professores, gestores, e orientadores educacionais. Através do tema escolhido, pretendia pesquisar as avaliações feitas pelos professores no Ensino Fundamental I, sendo assim, neste estudo foi levantada a seguinte hipótese: o processo de avaliação na educação deve ser de uma forma clara, contínua, com observação permanente do aluno, buscando dele a autonomia e liberdade.

A adoção de uma nova postura educacional avaliativa perpassa uma educação que estimula o desenvolvimento da criatividade preservando a diversidade eliminando a desigualdade discriminatória, originando uma nova forma de educar e avaliar.

Considera-se que o docente de posse das informações científicas sobre as novas formas de ensinar e aprender e ao compreender a importância do seu trabalho para o bem social, ele conduzirá suas práticas avaliativas de forma consciente e favorável ao crescimento individual e profissional de cada discente, auxiliando-o a ser tornar um ser crítico e reflexivo capaz de atuar na sociedade contemporânea.

Nesse sentido, a pesquisa teve como objetivo geral: compreender os diferentes modos de conceber e praticar a avaliação da aprendizagem escolar, interpretando as contradições entre o discurso registrado no Projeto Político Pedagógico e a efetivas ações avaliativas que se materializam no cotidiano escolar. Assim, alguns objetivos específicos fizeram-se necessários: analisar as práticas avaliativas presentes no cotidiano escolar, e a concepção de avaliação e sua relação com a prática.

Perguntas interessantes
Matemática, 1 ano atrás