como você acredita que os autores dos cartazes 234 ps produziam passo a passa
Soluções para a tarefa
Resposta:
Por ser costumeiramente visto à distância, banners e cartazes são mais usados como reforço de marca do que como meio de apresentar produtos em campanhas de marketing. Mas não por isso deixam de poder ser feitos para comunicar promoções, por exemplo.
É verdade que muitas empresas preferem recorrer à contratação de profissionais para elaborar o design e a arte do banner/cartaz. Mas, como nem todos possuem orçamento para isso, é sempre possível fazer por conta própria um bom material. Aprenda a fazer o seu próprio banner ou cartaz no Photoshop! Siga o passo-a-passo.
Criando o seu próprio banner ou cartaz no Photoshop
Claro que, antes de tudo, você vai definir toda a estratégia de marketing para aquela campanha. Entre outras coisas, identidade visual é o que mais importa aqui – já que vai determinar padrões de cores, fontes, imagens, etc. Em caso de campanha institucional de marca, é sempre bom encontrar uma imagem adequada e combiná-la com uma mensagem curta e poderosa. Além, naturalmente, de informações sobre a empresa.
O banner/cartaz costuma ter um tamanho considerável, justamente para poder ser visto adequadamente de longe. Por isso, é bom prestar atenção nas proporções, destacando bem a mensagem e também o nome e logo da marca. Mas também é preciso ter atenção com outras especificações na hora de criar a própria arte.
Tamanho
O banner pode ter desde dimensões menores como 40 cm de largura x 60 cm de altura como ser bem maior, na casa dos 250 x 250 cm. Os cartazes já ficam na média de 30 x 42 cm, mas tudo depende dos seus objetivos com essas peças, da quantidade de informação que deseja passar e do local onde vai serão afixados. Preste atenção nesses detalhes ao definir o tamanho final.
Tipo de papel
Banners costumam ser impressos em lona, enquanto cartazes usam papel couché brilho de 115 ou 150 gramas – quanto maior esse número, mais “pesado” é o material e mais resistente ele se torna. O papel couché é revestido com dupla camada e brilho acetinado em ambos os lados. A textura é lisa e ele fica mais resistente, com imagens destacadas e cores bem vivas.
Cores
As cores precisam ser alvo de bastante atenção na hora de criar o próprio banner/cartaz no Photoshop. Lembre-se que o padrão para impressões é o sistema CMYK – baseado em ciano, magenta, amarelo e preto. Usando ele você garante que o resultado no papel será o mais parecido possível com o que está vendo no computador – os programas de edição de imagens costumam usar o sistema RGB (vermelho, verde e azul), que é adequado apenas para visualização em telas. Então lembre de alterar o padrão de cores para CMYK ao iniciar o projeto.
Acabamento
Margens e sangria podem ser colocadas diretamente no Photoshop. Outros tipos de acabamento precisam ser notificados à gráfica e marcados no design do material na hora da edição.
Passo a passo no Photoshop
Ao abrir o Photoshop, vá ao menu ‘Arquivo’ e clique em ‘Novo’ para iniciar o seu novo projeto. Na caixa que se abre é possível escolher o tamanho que deseja: troque a opção ‘pixels’ por centímetros e determine as dimensões de acordo com o que deseja para o banner/cartaz (algo como 60 cm de altura por 40 cm de largura ou 250×250, como desejar, por exemplo). Em ‘resolução’, coloque em 300 pixels/polegadas para assegurar alta qualidade no resultado final. Ainda na mesma caixa, altere o modo de cores para CMYK para garantir a qualidade quando o material na impressão.
Após clicar em ‘Ok’, você verá uma tela branca no tamanho que foi definido para o seu material – ela deve ser um retângulo vertical. É a partir de agora que você define o aspecto visual do banner ou cartaz. Caso deseje alterar a cor de fundo da imagem, escolha o novo tom com a ferramenta ‘balde de tinta’ para colorir o fundo. O primeiro passo deve ser a inserção das margens. Isso pode ser feito a partir do menu ‘Visualizar’, em ‘Réguas’. Pode escolher um número como 3 a 5 mm.
O passo seguinte deve ser a inserção da imagem escolhida – retratando algo relevante e adequado à marca. Para isso, vá em ‘Arquivo’ e clique em ‘colocar incorporados’ ou ‘inserir’ – depende da versão do software que usar. Então basta selecionar a imagem desejada (que você precisa já ter no computador). O ideal é que esteja em alta qualidade, fazendo com que ela entre “grande” no projeto. Caso seja preciso adequá-la ao tamanho desejado dentro do projeto do banner, é possivel fazer sem distorcê-la com a ferramenta mover no menu lateral da esquerda segurando a tecla shift – e diminuir com o mouse através de uma das quinas. Aí é só centralizar ou posicionar de acordo com o layout desejado. Aqui também pode se fazer uso de uma imagem de fundo que cubra tudo, para apenas colocar textos por cima.
Explicação:
espero ter ajudado