Como vivemos em sociedade, não é possível deixar de lembrar que não há cultura individual e que toda cultura é socialmente partilhada. O homem, ao nascer, é absolutamente frágil, um dos seres mais frágeis que existem. Assim como outros mamíferos, ele precisa que alguém lhe dê água, comida, abrigo e que cuide de sua higiene.
Mas, ao contrário do que ocorre com os outros animais, pode-se ensinar praticamente tudo a um ser humano já na primeira infância. Assim, um bebê nascido no Brasil e criado por outra família na China vai agir falar e pensar de acordo com os hábitos culturais da família que o adotou. Ele poderá não gostar de arroz com feijão e ter dificuldade de pronunciar palavras da língua portuguesa, caso algum dia retorne para cá. Ele pensará como um chinês e falará como tal. Provavelmente gostará de comidas que, para o paladar brasileiro, são consideradas inadmissíveis, como escorpiões e certos tipos de insetos. Certamente terá maior facilidade em comer com fachis (em japonês, hashis, os “palitos” que muitos povos asiáticos utilizam para se alimentar). Enfim, agirá e pensará como um chinês, embora tenha nascido de pais brasileiros. O mesmo não ocorre com os animais. Um gato, por exemplo, pode até ser criado com uma família de cachorros, mas nunca latirá. Isso porque seu comportamento é regido muito mais pelos instintos.
Logo, para os seres humanos, a linguagem tem papel importantíssimo na apreensão dos conteúdos simbólicos, pois é por meio dela que nos tornamos seres humanos. É por intermédio dela que os padrões culturais são transmitidos por meio de símbolos e sinais. E na nossa sociedade existem vários mecanismos de transmissão cultural. [...]
Disponível em: < http://sociologia-villalva.blogspot.com/2015/09/o-papel-da-linguagem-na-transmissao.html>
Diante do exposto, infere-se que
Escolha uma opção:
a. o preponderante é o local do nascimento do indivíduo, independentemente de suas experiências posteriores.
b. o ser humano sofre grande influência da cultura e, consequentemente, da cultura.
c. as vivências culturais são determinantes, sem a participação da língua.
d.
língua e cultura são pouco definidores sobre o indivíduo e sua formação.
e. somente a língua é determinante sobre quem é o indivíduo.
Soluções para a tarefa
Respondido por
6
Resposta:
B
Explicação:
b. o ser humano sofre grande influência da cultura.
Perguntas interessantes