História, perguntado por GiuliaDaudCremonesi, 9 meses atrás

Como vivam o povo de Luzia em Lagoa Santa? (se tiver escrito algo errado, não me culpem, foi a professora que pediu pra copia da lousa)

FAVOR, ME AJUDAR!!!!!!!!!! É PARA AMANHÃ DE MANHÃ!!!!!

Soluções para a tarefa

Respondido por Anacunha10
0

Tudo começou quando um achado na região de Lagoa Santa intrigou os especialistas: a descoberta do esqueleto humano mais antigo do nosso continente, em 1974, pela arqueóloga francesa Annette Laming-Emperaire.

Apesar do esqueleto, uma grande questão ainda não havia sido respondida.

É que o naturalista dinamarquês Peter Lund (1801-1880), considerado o pai da arqueologia brasileira, explorou centenas de grutas e abrigos entre 1835 e 1844. Ao todo, ele encontrou mais de 12 mil fósseis de animais que caracterizavam uma “megafauna”: preguiças-gigante, tigre-dente-de-sabre, tatus enormes e até cachorro das cavernas teriam passado por aquela região.

Os americanos que, na época, também visitaram a Lagoa Santa para uma missão, bateram o pé: o homem não teria convivido com esses animais gigantes naquela região, já que nenhum osso de megamamífero foi encontrado em escavações feitas nos anos 1960 por eles mesmos. Porém, eles descobriram vestígios de ocupação humana de 10 mil anos atrás, a partir da então recente técnica de datação de carbono-14.

A missão franco-brasileira liderada por Annette, entretanto, contrariou os americanos. As escavações de sua equipe registraram vestígios “inequívocos” de convivência entre o homem e a megafauna: ossos de uma preguiça gigante foram localizados em depósitos de 11 metros de profundidade. E eles tinham idade de 9.500 anos, ou seja, eram contemporâneos dos antigos imigrantes americanos.

Perguntas interessantes