Como vimos na seção para discutir podemos perceber nessa parábola Vários valores pensando nisso que valores são ressaltados no primeiro parágrafo do texto
o lenhador e o aprendiz
Soluções para a tarefa
Uma das principais características das parábolas é transmitir uma mensagem ao leitor para sua reflexão;
No primeiro parágrafo do texto o lenhador e o aprendiz vemos que a parábola ressalta valores como:
- persistência e determinação - o velho lenhador nunca havia perdido uma disputa
- paciência e inteligência - o lenhador analisava a situação antes de começar a agir
A moral da parábola do lenhador e o aprendiz é que devemos sempre analisar o contexto da situação assim como nosso oponente antes de começar a agir;
Em um contexto empresarial essa parábola nos mostra que apenas ser jovem e ter conhecimento técnico não é suficiente para ser valorizado nas empresas.
É preciso que haja outras habilidades empresarias que te distinguam dos demais como:
- bom humor
- educação
- boa capacidade de comunicação
- proatividade
Ou seja, amolar o machado todos os dias, tal como fazia o velho lenhador significa melhorar a si mesmo constantemente.
Resposta:
Explicação:
Olá, tudo bem?
Nesta pequena parábola O Lenhador e O Aprendiz, conta-se a história de um velho lenhador que ganhava todos os concursos que participava e de um jovem que o desafiou.
Muitos acreditaram que o jovem desta vez acabaria com a fama do velho lenhador e no dia do concurso batia com todo vigor para derrubar as árvores. Vez ou outra olhava para o velho lenhador e o via sentado.
O jovem pensou que estava cansado e que ganharia fácil aquela competição. Ledo engano, quando deu o tempo certo,foram contar as árvores e o velho lenhador ganhara de goleada.
O jovem não entendeu e procurou o velho dizendo "mas tantas vezes eu o vi sentado, descansando" ao que o lenhador respondeu "eu não estava descansando, estava afiando meu machado e vi como você batia cada vez com mais força nas árvores que derrubava."
Moral da história: afie o seu machado.
Esta lição deve ter sido aprendida pelo velho lenhador no decorrer da vida. Muitas vezes, isto é o que aqui se pede, subestimamos um adversário ou concorrente por nos acharmos mais sábios, mais jovens, mais belos, mais tudo que se pode pensar e o concorrente é muito mais, somente não demonstra, afia sempre seu machado, pois sem o instrumento de corte, qualquer árvore pode resistir.
Sucesso nos estudos!!!