Como vimos anteriormente, a energia do Sol aquece todo o planeta – lembrando que o grau de aquecimento varia de acordo com o material (ar, rocha, água, folhas, cimento, asfalto etc.). O aquecimento diferencial do ar da atmosfera possibilita a formação de grandes quantidades de ar com temperatura e umidade similares, as massas de ar, que podem ser mais quentes ou mais frias, úmidas ou secas, em relação umas às outras. Vimos que essas massas de ar se deslocam da seguinte maneira: o ar quente é menos denso que o ar frio e, portanto, sobe a maiores altitudes na atmosfera. O ar frio desloca-se para ocupar o espaço deixado pelo ar quente, um movimento que dá origem aos ventos.
Os ventos são resultado da transformação de parte da energia térmica do Sol que chega à Terra em energia mecânica. Eles podem, por sua vez, mover turbinas eólicas que transformam energia térmica em energia elétrica. A energia do Sol aquece a água do planeta o suficiente para deixar a maior parte dela no estado líquido e para evaporar outra parte. Isso garante a circulação de água pelo planeta, abastecendo rios, lagos, oceanos e outros corpos de água. A energia do Sol é, portanto, o motor do ciclo da água, o qual, por meio da distribuição das chuvas, que atuam na regulação da temperatura e da umidade do ar por todo o planeta, tem grande influência sobre o clima. Como é a energia solar que garante o abastecimento de rios, ela está, indiretamente, relacionada à obtenção de energia através de usinas hidrelétricas, nas quais a energia cinética do movimento das águas pode mover turbinas que possibilitam sua transformação em energia elétrica. Agora que vimos como a energia do Sol pode ser transformada em diferentes formas de energia, podemos compreender mais esse aspecto de sua importância para o planeta.
Responda em seu caderno:
Relacione a energia solar com fenômenos naturais que envolvem o aquecimento do ar da atmosfera e dos corpos de água.
Por que existe vento na praia no início e no fim da tarde?
Qual é o papel do equilíbrio termodinâmico pra a manutenção da vida na Terra?
Soluções para a tarefa
Resposta:
1) O calor e a luz emitida pelo sol aquece o ar da atmosfera e os corpos d'água. A energia solar pode ser usada para gerar energia elétrica de forma renovável e praticamente infinita, não causando danos ao meio ambiente
2) É tudo uma questão de pressão. Isso explica porque a brisa maríatima surge da diferença de temperatura entre o mar e o continente. ... Assim, a temperatura mais alta da terra aquece o ar sobre ela, tornando a pressão atmosférica menor que sobre o oceano e fazendo o vento soprar para a terra.
3) O equilíbrio térmico tem um papel fundamental na vida terrestre. Sem a presença dos gases estufa na atmosfera terrestre, grande parte da radiação térmica do planeta o deixaria, propagando-se para o espaço. ... Além disso, os oceanos têm um papel fundamental no equilíbrio térmico do planeta.