Como vimos, a Didática é o ramo da ciência que se dedica ao estudo dos processos de ensino e aprendizagem. Ao longo dos tempos, diversas correntes pedagógicas emergiram: a Didática Tradicional, Escola Nova e a Didática Tecnicista. Cada uma, em seu tempo, representou um tipo de progresso para a educação, no entanto, também houve falhas que fizeram com que suas metodologias fossem vencidas. Mais recentemente, observou-se o surgimento da Didática ou Pedagogia Histórico-Crítica, a qual compreende que a escola tem como dever formar cidadãos críticos, capazes de atuar na sociedade de modo a transformá-la com vistas à criação de um mundo mais justo e igualitário, o que, segundo essa visão de ensino, ocorre por meio da assimilação e disseminação dos conhecimentos historicamente produzidos pela humanidade. Um dos principais aspectos dessa nova corrente pedagógica é o entendimento de que tanto o professor como o aluno e o conhecimento são fundamentais para o processo de ensino aprendizagem, contradizendo as hierarquias entre esses elementos pretendidas pelas correntes anteriores. Nesse sentido, tendo por base as discussões realizadas sobre a Didática Histórico-Crítica, elabore um texto dissertativo argumentativo, de 10 a 12 linhas, explanando qual é o papel do professor no processo de ensino e aprendizagem segundo essa corrente teórica e como deve ser feita a abordagem dos conteúdos em sala de aula.? alguém sabe? por favor ;)
Soluções para a tarefa
De acordo com o pensamento PHC (pedagogia histórico-crítica) o professor é responsável por valorizar o contato afetivo com o aluno, passando uma imagem de amigo e próximo, para que o aluno se sinta confortável e acolhido. Além do mais, a escola e o professor não devem incentivar o individualismo, a competição e o mestre deve ser figurante do processo de ensino e aprendizagem.
O professor deve tratar toda sala de forma igual e de maneira democrática, para que todos tenham sua voz ouvida, não apenas os “merecedores”, e também não deve ser apenas o transmissor das informações, mas sim auxiliar os alunos na construção de seu próprio conhecimento e sua própria interpretação.
A abordagem dos assuntos em sala deve ser diferente da corrente neoliberal no sentido de que, como foi falado antes, não apenas passar a matéria e o aluno ir atrás de conhecer mais sobre ela, se tiver interesse. Deve também usar de situações cotidianas para explicar assuntos, uma vez que dessa forma, os alunos conseguem se identificar com que foi transmitido e permite a reflexão, pois para a PHC, sem a relação social o aluno não capta e memoriza o que foi passado.