Sociologia, perguntado por alana06borges, 6 meses atrás

como Victor Nunes Leal (1914-1985), em seu livro coronelismo, enxada e voto: o município e o regime representativo no Brasil, explicou a relação entre o coronelismo e a fome em nosso país? ​

Soluções para a tarefa

Respondido por dhessycalima25
2

resposta: Além dos grandes feitos, da dedicação concentrada às atividades que, uma a uma, assumiu ao longo de sua vida, uma das características notáveis de Victor Nunes Leal foi a humildade, tendo empreendido na obra Coronelismo, Enxada e Voto uma rica abordagem da articulação que explica como se estruturava a rede de interação entre a condução pelo cabresto dos trabalhadores rurais para a eleição, as trocas de favores entre coronel e candidato ao governo, bem como a ausência de autonomia local naquela situação da República Velha, em que vigorava a desorganização dos serviços, ainda, termina sua obra da seguinte forma:

Não podemos negar que o “coronelismo” corresponde a uma quadra da evolução política do nosso povo, que deixa muito a desejar. Tivéssemos maior dose de espírito público e as coisas certamente passariam de outra forma. Por isso, todas as medidas de moralização da vida pública nacional são indiscutivelmente úteis e merecem o aplauso de quantos anseiam pela elevação do nível político do Brasil. Mas não tenhamos demasiadas ilusões. A pobreza do povo, especialmente da população rural, e, em consequência, o seu atraso cívico e intelectual constituirão sério obstáculo às intenções mais nobres. Com essa singela contribuição ao estudo do “coronelismo”, não tivemos o propósito de apresentar soluções, apenas nos esforçamos por compreender uma pequena parte dos nossos males. Outros, mais capacitados, que empreendam a tarefa de indicar o remédio (LEAL, 2012, p. 239-240).

Perguntas interessantes